Corrida de bonecos gigantes e estreia do filme “O Homem da Bicharada” dão largada a folia em Salgueiro

Como parte da largada do carnaval de Salgueiro, no Sertão Central, os foliões da cidade sertaneja já podem se esbaldar com várias atividades culturais e esportiva que culminará com a segunda edição da Corrida dos Bonecos e a pré-estreia do filme-documentário O Homem da Bicharada que narra a trajetória do carnavalesco, alfaiate e boêmio Jaime Alves Concerva, o Mestre Jaime que faleceu em janeiro de 2021 acometido pela Covid-19, faltando um ano para chegar ao seu centenário.

A 2 ª Corrida dos Bonecos começou ontem (03) saindo da frente da Igreja Catedral de Santo Antônio em direção à Praça Benjamim Soares, também conhecida por praça do Cristo Rei.

No percurso em velocidade, os concorrentes disputam fantasiados com os bonecos gigantes e exóticos do bloco que atravessou cerca de 80 anos fazendo a folia.  

Com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, as atividades são organizadas pelo Centro de Arte Popular Mestre Jaime que depois da maratona fez a pré-estreia do filme documentário “Mestre Jaime - O Homem da Bicharada”, com produção e roteiro do jornalista Emanuel Andrade.

O filme aprovado na última edição da Lei Paulo Gustavo, tem cerca de 40 minutos e traz toda trajetória do carnavalesco a partir do fim da 2º Guerra Mundial, década de 1940, quando o músico transitou pelo o extinto bloco Calça Frouxa e depois cria sua troça e bloco A Bicharada, inicialmente com máscaras de animais da fauna brasileira.

De acordo com o presidente do Centro de Arte Popular Mestre Jaime, o artista plástico e educador Jaime Alves Filho, a corrida já entra como uma nova brincadeira de carnaval misturando esporte e folia, no calendário da festa de Momo local  mediante o sucesso do ano passado. “Já o filme documentário é o primeiro produto audiovisual que traduz  a ordem cronológica da história do mestre preservando sua memória de folião inventivo que persistiu com sua criatividade por mais de meio século envolvendo a comunidade carnavalesca com pessoas de todas as idades e diversas gerações”, adianta Jaime Filho.

O documentário O Homem da Bicharada, além dos bastidores do carnaval por mais de 50 anos, traz entrevista inédita de Mestre Jaime e ainda transita pelo papel dele na arte da música, artes plásticas e boemia. Há passagens do mestre recitando poesia além de encontros com Altemar Dutra, Fagner e outras  personalidades. Após o carnaval o documentário estará disponível nas redes sociais do Centro de Artes Mestre Jaime e no youtube. Após a exibição, os foliões vão poder cair na folia com a puxada do Bloco da Praça.

Por Cinara Marques