Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia: previsão de poucas chuvas e altas temperaturas para 2024

Vem mais calor em 2024. A alguns dias do começo do ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou detalhes sobre o que se pode esperar das temperaturas de janeiro e sobre as quantidades de chuvas previstas no primeiro mês do ano.

Em todo o país, a temperatura deve ficar acima da média ao longo do mês, marcando 25ºC. Entretanto, nas regiões do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

De acordo com o Inmet, no centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte, oeste do Paraná tem previsões de temperaturas mais próximas à média enquanto no oeste do Espírito Santo, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média, como mostra o gráfico abaixo.

Já previsão de chuva pode causar preocupação para regiões que já tenham passado por precipitações abaixo da média no fim de 2023. As regiões Norte, Sul e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os principais afetados.

Além disso, na área de Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a baixa quantidade de chuva em outubro e novembro foi responsável por manter os níveis de água no solo muito baixos, desfavorecendo as fases iniciais dos cultivos de verão. "Para janeiro/2024, os níveis devem continuar baixos, persistindo condições de deficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas", afirmou o Inmet.

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, além de áreas do Pará e do Paraná, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média. No centro do país, espera-se que o retorno da chuva contribua para a elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas, enquanto no Sul os volumes de chuva previstos tendem a manter os níveis de água no solo elevados.

Correio Braziliense Foto Italo Duarte arquivo REDEGN