Gincana de Matemática anima estudantes e reforça potencial didático da rede municipal de ensino de Juazeiro

Com atividades lúdicas e recreativas que reforçam o potencial didático da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta quarta-feira (29), uma gincana pedagógica de matemática denominada de 'Gincalte', Gincana Cultural de Cálculo de Matemática da Escola Municipal Terezinha Ferreira Oliveira, unidade de ensino localizada no bairro Tabuleiro.

Cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, cumpriram diversas tarefas, como a realização de jogos e paródias com conceitos matemáticos. De forma animada e atrativa, quatro equipes identificadas pelas cores, verde, azul, amarelo e vermelho, disputaram o título de campeã.

"A Gincalte faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Matemática e envolve todos os estudantes e equipe da unidade escolar. O objetivo é trabalhar a socialização, o respeito e o cumprimento de atividades realizadas em conjunto. Tudo isso associado aos conteúdos que foram trabalhados durante o ano letivo, de forma leve e lúdica", explicou o professor de matemática da escola, Sandro Marinho.

Além de educativo, o evento também tem uma função social. "Também desenvolvemos uma prova prévia de caráter social chamada 'Fazer o bem sem olhar a quem', os integrantes das equipes levaram um familiar ou amigo para realizar doação de sangue, contabilizando pontos para a disputa, exercendo a cidadania e contribuindo para salvar vidas", concluiu Sandro.

Animação dos estudantes

A estudante do 7° ano e líder da equipe azul, Maria Fernanda de Carvalho Lima, apresentou um grito de guerra criado por sua equipe e compartilhou a expectativa de participar da programação. "A matemática é uma matéria que a gente leva para a vida toda. Hoje é um dia muito importante e cheio de expectativas. Todos os alunos estão muito felizes e animados com a gincana, pois esperamos que saia tudo conforme planejado e a gente consiga conquistar a tão esperada vitória", disse Maria Fernanda.

Reforçando as palavras da colega de disputa, a estudante também do 7° ano, e líder da equipe verde, Ana Clara Pimenta de Santana, avaliou a ação. "Nós estamos com uma expectativa muito boa, pois estamos trabalhando de forma unida e bastante organizada. A gincana está sendo uma ótima oportunidade de a gente trabalhar em grupo, respeitar as ideias do outro e encontrar o melhor caminho para sairmos daqui campeões", finalizou Ana Clara.

Ascom/Seduc/PMJ