I Simpósio de Urgências e Emergências do Vale São Francisco movimenta experiência interdisciplinar

Com o intuito de promover desenvolvimento acadêmico e profissional para os enfermeiros do futuro, a UniFTC de Juazeiro realizou no último sábado (04), o I Simpósio de Urgências e Emergências do Vale São Francisco. O evento foi organizado pelos estudantes do 8º semestre do curso de Enfermagem, na disciplina de Urgência e Emergência, e aconteceu nas instalações da instituição.

Estimulando a prática interdisciplinar, o simpósio reuniu profissionais experientes de diferentes áreas, criando um ambiente propício para movimentar conhecimento, oferecer atualização profissional e networking. Vários temas da área de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia foram abordados no encontro, como: 'Orientações sobre Saúde Mental para os profissionais do setor de Urgência e Emergência', 'Ventilação Mecânica', 'TCE traumatismo cranioencefálico', 'Atendimento Pré- Hospitalar Com Pacientes Politraumatizados', entre outros. 

Os estudantes contaram com palestras apresentadas por diversos especialistas em urgência e emergência, garantindo uma compreensão maior do paciente.  A médica geriatra, Dra Andréia Biasotto, a psicóloga, Adjácia Dias, o tenente Bombeiro Militar, Diego Factum, Dr. Pedro Augusto, que é mestre em Ortodontia e professor do curso de Odontologia da UniFTC, a fisioterapeuta Iana Souza e o enfermeiro Eduardo Ferreira, ambos docentes da instituição, foram os nomes que marcaram presença no encontro. 

A iniciativa permitiu uma visão interdisciplinar do atendimento em urgências e emergências, preparando os estudantes para trabalhar em equipes multidisciplinares no futuro, ressaltou a professora do curso de Enfermagem da UniFTC Juazeiro, Ingrid Geovanna. "Para os alunos que promoveram, o simpósio foi importante pela promoção da ciência, difusão de conhecimento acerca da urgência e emergência e de algumas áreas da saúde. De modo geral, ajudou os participantes a entenderem melhor o contexto mais amplo da profissão e ficarem cientes das melhores práticas e das mudanças na área", disse.

Maria Eduarda Cavalcante é aluna do 8º semestre da UniFTC  e membro da diretoria do I Simpósio de Urgências e Emergências do Vale São Francisco. Ela conta um pouco sua experiência. "A realização do evento permitiu um pensar mais amplo e fora da sala de aula. A criação de eventos no currículo acadêmico é importante porque demonstra habilidades de organização, liderança e trabalho em equipe, além de proporcionar oportunidades de networking e desenvolvimento profissional. O simpósio foi um sucesso. Todas as palestras foram interessantes. Feliz em participar de tudo isso", comentou satisfeita.  

Vânia Castro Assessoria de Imprensa