Prefeitura de Juazeiro promove formação em AEE no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (21) e instituído pela Lei nº 11.133/2005, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, no auditório da secretaria, o Encontro Formativo 'Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE)'.

A ação teve como objetivo discutir o planejamento de trabalho do professor de AEE nas unidades escolares.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi), Jumária Monteiro, o encontro faz parte do calendário das formações da Seduc, voltado para o Atendimento Educacional Especializado. "Discutimos, nessa reunião, como organizar o planejamento do professor, já que existe uma especificidade na organização do seu trabalho pedagógico, que está diretamente vinculado à sala de aula. Foi um momento de aperfeiçoamento da prática pedagógica e, também, de garantia da formação continuada para o aprimoramento do trabalho".

A formadora do Napsi, Lidiane Oliveira, uma das responsáveis pela condução da atividade, falou sobre o encontro. "A nossa proposta foi trazer para os professores orientações sobre como trabalhar o caderno de plano. Que é um instrumento que traz o estudo das especificidades e o plano de atendimento de cada aluno, público alvo do AEE.  Nesse momento, trabalhamos cada detalhe deste caderno", contou Lidiane.

Para a professora de AEE da Escola Municipal Maria José Lima da Rocha, Mara Sueli Rocha, as formações são norteadoras para o trabalho na unidade escolar. "Esse tipo de formação ajuda muito em nosso trabalho. Conseguimos esclarecer dúvidas e conseguimos orientações também. Hoje mesmo cheguei aqui precisando de uma instrução e fui atendida. Isso faz com que a gente mude até a nossa maneira de trabalhar e a nossa visão, quando sabemos que somos acolhidos".

No mês voltado para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e para as Campanhas Setembro Azul e Setembro Amarelo, que visam dar visibilidade à pessoa surda e à prevenção do suicídio, respectivamente, o município vai promover uma série de ações até o dia 29 de setembro. Coordenada pelo Napsi/Espaço Humanizar, a programação inclui a roda de conversa "TEACOLHE – a saúde mental de cuidadores de pessoas atípicas", neste sábado (23), no auditório da Seduc, e a "Oficina de Primeiros Socorros", de 25 a 29 de setembro, na Escola Municipal Judite Leal Costa, além da roda de conversa com profissionais da educação, famílias, Associação de Surdos de Juazeiro, professores surdos e Coral em Libras do Colégio Paulo VI, na próxima quinta-feira (28), no auditório da Seduc.

Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ/ Fotos: Ícaro Alexandre