Lula decide nomear uma mulher para o STJ e escolhe a advogada Daniela Teixeira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (29) a indicação da advogada Daniela Teixeira para a vaga de ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Segundo a CNN apurou, Lula bateu o martelo a respeito de Daniela assim que desembarcou da viagem à África do Sul. De acordo com aliados do presidente que participaram de perto das discussões, a questão de gênero pesou muito na decisão de Lula.

O presidente, dizem esses aliados, decidiu fazer a indicação agora, e não em conjunto com as outras duas vagas destinadas a desembargadores, por conta da simbologia.

A avaliação é que, com o gesto, Lula pode fazer arrefecer a pressão para nomear uma mulher para o Supremo Tribunal Federal, na vaga a ser aberta com a aposentadoria da presidente da Corte, ministra Rosa Weber.

Daniela era a única mulher na lista de três nomes da advocacia escolhidos pelos ministros do STJ no último dia 23. Os advogados Luiz Cláudio Allemand e Otavio Luiz Rodrigues Junior também estavam na lista formada na semana passada.

Agora, a advogada tem de passar por sabatina e aprovação do Senado antes de ser empossada como ministra do STJ.

CNN | Foto: Agência Senado