Investimentos do SAAE promovem melhorias no abastecimento de água e saneamento de Juazeiro

Os investimentos da Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) têm contribuído para as melhorias no abastecimento e água e saneamento da cidade.

Uma das obras mais esperadas, a implantação do esgotamento sanitário do bairro Antônio Guilhermino, será retomada. O processo de licitação já foi publicado no Diário Oficial do SAAE, convocando as empresas interessadas a executarem a obra.

Após os trâmites, a obra irá implantar a rede coletora e terá uma extensão de mais de 4.000 m (quatro mil metros) e a rede condominial 8.945,00 m (oito mil, novecentos e quarenta e cinco metros), beneficiando mais de 370 famílias.

Além dos investimentos em extensão, o SAAE também está investindo em aquisição de novos conjuntos de motor bomba, que irão substituir equipamentos antigos nas estações de tratamento de água do município. Os novos equipamentos irão auxiliar na resolução dos problemas de interrupção na distribuição de água nos bairros, garantindo um fornecimento mais efetivo nas localidades. Já está programada também a aquisição de novos tubos, conexões e hidrômetros para atender as necessidades de diversas localidades do município.

Nesse sentido, para que a autarquia possa realizar os investimentos necessários ao desenvolvimento da cidade, a tarifa de água será reajustada em 15% para corrigir a defasagem da mesma, uma vez que o último reajuste foi inferior ao acúmulo inflacionário e houve um constante aumento no valor de insumos essenciais para a atuação da autarquia. A correção do valor está também prevista na lei 14.026/2020, que estabelece as diretrizes do novo marco do saneamento, que tem por objetivo assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e a melhoria na qualidade da prestação dos serviços.

 Após estudo realizado pelo SAAE, constatou-se que a tarifa de água paga em Juazeiro é menor do que a paga em outras localidades como a cobrada pela Embasa, que atua em grande parte da Bahia, que teve o reajuste autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado (AGERSA), e a Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE) emitiu uma resolução autorizando a aplicação do índice de reajuste para a Compesa, que atua na vizinha Petrolina. As tabelas tarifárias de alguns Estados do Nordeste, como Paraíba e Piauí, também apresentam tarifas maiores que a aplicada em Juazeiro.

O decreto sobre o reajuste foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (21 de agosto) e o reajuste será incluído nas contas 30 dias após a publicação. 

Ascom PMJ