Parceria: Prefeitura de Juazeiro e Univasf buscam implementação da Farmácia Escola

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) estão trabalhando em parceria para implementar o projeto Farmácia Escola na rede de assistência à saúde de Juazeiro.

Na sexta-feira (04), o secretário de Saúde, Allan Jones, esteve reunido com o reitor Telio Nobre Leite para ajustar os detalhes do convênio.

Através da parceria, a Farmácia Central de Juazeiro se tornará campo de prática para os estudantes do curso de Farmácia da Univasf. "A presença dos estudantes e dos professores na nossa farmácia será um reforço importante na assistência farmacêutica à população. Estamos em processo de conclusão da requalificação do prédio, onde estamos fazendo um investimento de R$ 38 mil, com recursos próprios, a fim de proporcionarmos um espaço mais confortável para pacientes e colaboradores, e ainda vamos disponibilizar uma sala de vacinação e de cuidados farmacoterapêuticos", comentou o secretário Allan Jones.

Apoio na formação profissional de qualidade

O reitor Telio Nobre Leite destacou a importância do projeto para uma formação qualificada. "A utilização da rede pública de saúde é fundamental para qualificação e formação dos nossos estudantes, além de ajudar nos atendimentos. A reunião com o secretário de saúde foi muito importante para efetivar essa parceria em relação a Farmácia Escola", disse o reitor.

O secretário Allan Jones ainda colocou a rede municipal à disposição para efetivação de outros convênios com a universidade que possibilitem a utilização de outras unidades. "Temos as nossas unidades de pronto atendimento que podem ser excelentes espaços para prática dos estudantes de medicina, enfermagem, entre outros. Também estamos fazendo uma grande obra no Canil Gatil, orçado em quase 190 mil reais, que poderá ser usado pelos graduandos de veterinária. Além de serem excelentes espaços para a produção acadêmica. Lembrando que os estudantes estarão sempre acompanhados pelos professores e pelos profissionais da prefeitura", destacou.

A reunião contou com a presença da superintendente de Ações e Insumos da Assistência Farmacêutica, Ana Lúcia Alves; dos farmacêuticos, Igor Manuel Menezes, Sarah Saraiva; e dos integrantes da Comissão de Elaboração do Projeto de Farmácia Escola, Joyce Kelly Gonçalves e Felipe Santana.

Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau/PMJ