Prefeitura de Juazeiro segue capacitando profissionais da rede de atenção primária do município

Em continuidade a série de eventos voltados à capacitação dos profissionais que integram a rede de atenção primária do município, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (7), uma reunião com os recepcionistas e servidores readaptados às suas funções.

A reunião abordou temas como: o fluxo de trabalho, acolhimento e orientações a serem dadas aos usuários na recepção, além da marcação de exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e contou com a participação de cerca de 80 profissionais.

A prefeita Suzana Ramos participou do evento, que tem como objetivo aprimorar os processos de trabalho e melhorar os indicadores do Previne Brasil. "É uma felicidade participar de iniciativas como esta, sou a favor da capacitação dos nossos funcionários, o que todos nós queremos é um atendimento humanizado e o curso tem esse objetivo. As pessoas quando buscam o atendimento na saúde, buscam acolhimento, procuram o serviço porque está precisando. A humanização é importante e receber a informação correta e de maneira humana, acolhendo o cidadão, reflete inclusive na sua saúde", afirmou.

Esta foi a quinta reunião com os profissionais que compõem as equipes da atenção primária do município. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e agentes de portaria.

"Mais uma reunião que a equipe de Atenção Primária da Sesau realizou no intuito de aprimorar os processos de trabalho, estabelecer fluxo de atendimento, qualificar os registros do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e discutir os indicadores do Previne Brasil", detalhou o Secretário de Saúde Allan Jones.

Indicadores

São sete os indicadores que integram os critérios do Programa Previne Brasil, e refletem a qualidade da assistência nas unidades básicas, assim como possibilita mais repasses de recursos através do Ministério da Saúde.
 
O programa Previne Brasil tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária (AP) e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ | Fotos: Marcel Cordeiro