Juazeiro: Família de gestante com bebê sentado faz apelo à Maternidade Municipal para realizar cesariana. Sesau responde

Familiares da gestante Daniela Santos da Silva entraram em contato com a redação da Rede GN neste domingo (18) informando da preocupação com a parturiente e o seu primeiro bebê em razão da Maternidade Municipal não realizar uma cesariana como propôs o atendimento no Posto de Saúde da comunidade de Lagoa do Boi.

Daniela tem 33 anos de idade e está no trabalho de parto do seu primeiro filho. Ela se encontra com 40 semanas e 05 dias de gestação e já esteve na Maternidade Municipal cinco vezes e o atendimento sempre recomenda que ela retorne pra casa, o que aconteceu novamente neste domingo.

A gestante reside na comunidade de Rocinha, próximo ao distrito de Pinhões e cada vez que vem a Juazeiro há um custo. A família também enviou foto do encaminhamento da UBS de Lagoa do Boi onde o médico informa que o feto está com apresentação pélvica (apresentação pélvica se refere à apresentação do bebê para o parto primeiramente com as nádegas ou os pés, em vez da cabeça. Ou no termo popular, o feto está sentado). Ele solicita avaliação e definição de conduta.

A reportagem encaminhou a reclamação para assessoria de imprensa da Sesau - Secretaria Municipal de Saúde que respondeu com a seguinte nota:

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) esclarece que a paciente citada passou por avaliação do médico obstreta e da equipe de enfermagem na Maternidade Municipal e não há indicação de interrupção da gestação por cesariana.

A paciente foi liberada e orientada a retornar a unidade caso haja alguma mudança no seu quadro.

ue