Coordenador regional de saúde participa na capital baiana de debate sobre transplantes e anuncia mutirão de cirurgias eletivas em Juazeiro

Assuntos relacionados aos transplantes de córnea, medula e rins foram discutidos nesta terça-feira (09) pelo coordenador regional de Saúde, Pedro Alcântara, e o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Dr. Eraldo Salustiano. A reunião, que aconteceu em Salvador, também teve como temática a redução das filas de cirurgias na região norte.

O encontro fez parte da agenda de uma série de reuniões junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo Alcântara, o debate teve como objetivo alinhar a participação do Instituto de Olhos e do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) na realização destes procedimentos de transplante.

Na ocasião, foram discutidos também soluções para a diminuição de filas de cirurgias eletivas no município juazeirense e na região norte da Bahia. “Entre os dias 18 e 20 de maio nós faremos um mutirão de cirurgias para ver se a gente reduz essa fila de tanta aflige a nossa população”, afirmou Pedro Alcântara. 

O mutirão terá como foco as cirurgias de catarata, para público maior de 60 anos, e as eletivas (hérnias, vesícula, e histerectomia associada com mioma), para maiores de 14 anos e menores de 65 anos. “Além destas, teremos uma grande estrutura para procedimentos odontológicos. Restaurações, extrações, procedimento cirúrgico, enfim, uma bateria de exames necessários à população”, explicou.

Intitulada Saúde Mais Perto, a ação ocorrerá em Juazeiro, a partir das 07h. Os interessados deverão comparecer ao local, que ainda não foi definido, com RG/CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e exames recentes em mãos. Para aquelas que desejam realizar a USG e ECG, os procedimentos serão ofertados, também, para quem não tiver com o exame em mãos ou vencido. 

Da Redação RedeGN