Sobradinho: Secretaria de Educação realizou diálogo com professores, coordenadores, gerências e técnicas pedagógicas sobre o Patrimônio Tatauí

Em busca de fomentar o sentimento da autoestima coletiva, edificando a identidade alicerçada no respeito à pluralidade das expressões culturais que existem no município, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretária de Educação, realizou nesta quarta-feira (29), no auditório do Polo da UAB- Sobradinho, um encontro com educadores, intitulado: "Diálogos Sobre o Patrimônio Tatauí".

O objetivo da programação foi dialogar sobre o Componente Curricular - Patrimônio Tatauí para a elaboração do seu organizador curricular no Ensino Fundamental, conforme o Referencial Curricular do município.

De acordo com a Secretária de Educação, o público-alvo foram professores do Ensino Fundamental Anos Finais do Componente Curricular Patrimônio Tatauí, Coordenadores Pedagógicos, Gerências e Técnicas Pedagógicas da SME.

O encontro contou com a colaboração do doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco com ênfase em Pintura Rupestre, Celito Kestering, que destacou os processos e os instrumentos para a efetivação do organizador curricular e ações pedagógicas referentes à temática de estudo Patrimônio Tatauí.

“A manifestação do senso de identidade e de pertencimento ajudam a fortalecer os laços sociais e a solidariedade entre as pessoas. Quando as pessoas se identificam com um grupo, elas compartilham valores e objetivos comuns, o que ajuda a unir a comunidade em torno de um propósito. Além disso, o senso de identidade e de pertencimento também pode ter um efeito positivo na autoestima e na autoconfiança dos indivíduos. Quando as pessoas se sentem parte de um grupo, elas são valorizadas e reconhecidas pelos seus pares, o que pode aumentar a sua autoestima e a sua sensação de bem-estar. Por fim, a manifestação do senso de identidade e de pertencimento pode ter um efeito muito positivo na comunidade como um todo. Quando as pessoas se identificam com uma comunidade, elas se sentem mais motivadas a contribuir para o bem-estar dela. Isso pode se traduzir em uma maior participação cívica, em um maior engajamento em atividades sociais e culturais e até mesmo em um maior interesse em ajudar os outros. Portanto, acreditamos que é através da educação, de uma comunidade escolar engajada neste propósito, que alcançaremos os nossos objetivos,” discorreu a Secretária de Educação Ducilene Kestering.

Ascom PMS