Operação Terra Nova: Polícia Militar erradica plantação de maconha em Chorrochó

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) / Paulo Afondo, Unidade Operacional subordinadas ao Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), nesta terça-feira (8), dando continuidade a OPERAÇÃO TERRA LIMPA, erradicou um plantio de cannabis sativa (maconha), na localidade denominada Sítio dos Bahia, área rural do Chorrochó, região norte-baiana.

A ação resultou na erradicação de 1.500 (um mil e quinhentos) pés e na apreensão de duzentos e dois (202) pés em condição de secagem, uma (01) porção da substância análoga a maconha pronta para consumo, sementes e utensílios para o corte.

O plantio era irrigado através de baldes, com água armazenada de um riacho. Os pés de maconha mediam entre 0,60cm a 1m de altura, aproximadamente, ou seja, em pleno processo de desenvolvimento. Tratava-se de uma roça de pequeno porte. Durante a incursão, as Guarnições Policiais Militares se depararam com um (01) individuo, sendo-lhe efetuada voz de prisão em flagrante, o qual não ofereceu nenhum tipo de resistência.

O plantio foi erradicado e incinerado, o material apreendido encaminhado para as providências cabíveis junto a Polícia Judiciária. O indivíduo foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Chorrochó para lavratura do flagrante delito, pelo crime de tráfico de drogas. Ressalte-se que o conduzido é suspeito de inúmeros crimes na região, tais como furtos, roubos e tráfico de drogas.

Ontem, no município de Juazeiro, área urbana, também, ocorreu uma erradicação de plantio de cannabis sativa, efetuada pelas Guarnições Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (RONDESP NORTE) e da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (75ª CIPM). Na ocasião, cerca de 50 (cinquenta) pés de maconha, medindo aproximadamente 2 metros de altura, foram erradicados e incinerado no local, sendo exemplares coletados e encaminhados à Autoridade competente para adoção das medidas legais, desta vez, para a Delegacia da Polícia Civil de Juazeiro. Não houve prisão.

Em mais uma ação exitosa da PMBA, o CPR-N segue firme no compromisso e empenho no combate ao tráfico de drogas, através de suas Unidades Operacionais subordinadas, que registra, neste ano de 2023, a marca de 38.500 (trinta e oito mil e quinhentos) pés de maconha erradicados, na continuação da execução da Operação Terra Limpa 2023.

Em 2022 foram erradicados mais de 800.000 pés de maconha na supracitada operação.

Ascom CPRN