UNEB é contemplada com quatro bolsas de estudo e permanência para pessoas negras

A UNEB foi contemplada com quatro bolsas do edital de chamamento público para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições de ensino públicas e privadas, da empresa de comércio varejista do grupo Carrefour.

Foram selecionados quatro cursos da UNEB, sendo eles: os programas de pós-graduação em Educação e Diversidade (MPED) dos Campi de Jacobina e Conceição do Coité, e de Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Campus de Caetité, além dos cursos de graduação de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e de bacharelado em Direito, ambos do Campus de Salvador.

O edital é fruto do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal (MPF) e outras instituições por reparação de dano moral decorrente de ato de violência e morte contra João Alberto Silveira Freitas, praticado pelos seguranças do grupo Carrefour, em 2020.

O edital tem como objetivo promover e disponibilizar bolsas de estudos e permanência para pessoas negras em nível de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu, com recursos oriundos do termo de ajustamento de conduta.

Cada curso selecionado receberá uma bolsa permanência para um estudante negro que se encaixe nos requisitos do edital. Cada discente dos cursos de graduação receberão R$ 1 mil, já os discentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu receberão R$ 3,5 mil, a partir do período letivo de 2023.

De acordo com o edital, a concessão das bolsas visa estimular áreas do conhecimento historicamente com baixa representatividade da população negra.

As inscrições para a participação no edital contou com suporte e supervisão técnica da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) da universidade, que criou grupo de diálogos para os coordenadores de cursos trocarem informações e se apoiarem mutuamente na seleção.  

Site Uneb