Jerônimo inaugura novo CETEP de Jaguarari, beneficiando mais de 800 estudantes

Mais de 800 estudantes já estão matriculados no novo Centro Territorial De Educação Profissional (CETEP) do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari. A unidade, entregue nesta sexta-feira (10) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária da Educação, Adélia Pinheiro, recebeu investimentos da ordem dos R$ 26 milhões e conta com 24 salas de aula, quatro laboratórios, dois espaços multifuncionais, biblioteca, auditório, quadra coberta, campo de futebol society, vestiários e outros equipamentos. Jerônimo também entregou um ônibus escolar para o município. O governador e o ministro Rui Costa receberam ainda a Comenda Seis de Agosto, da Câmara Municipal de Vereadores, por benefícios levados a Jaguarari.

Jerônimo Rodrigues destacou que a escola entregue em Jaguarari não é apenas um prédio bonito e bem equipado. "A fachada é bonita, nos causa orgulho, mas nós temos que mostrar que, mais que isso, aqui dentro tem vidas sendo preparadas e cuidadas com o maior amor, com a maior dedicação, por professores e professoras, coordenadores e coordenadores, pelas merendeiras, pelas pessoas que cuidam dos serviços gerais".  

Jerônimo ressaltou a importância da alimentação dos estudantes no ambiente escolar. "Agora, nós distribuímos alimentação, todas as refeições diárias. E com o tempo, conseguiremos fazer com que todos os produtos distribuídos na alimentação escolar sejam comprados da agricultura familiar".

 O ministro Rui Costa falou da importância da Educação para o desenvolvimento do País. "O presidente Lula, em uma mensagem muito clara, está dizendo que o Governo Federal vai participar, junto às prefeituras e governos estaduais, dos investimentos nas escolas em tempo integral, como uma forma de proporcionar educação profissional, acesso aos esportes e às linguagens culturais e artísticas. Então, este prédio e estas instalações pertencem aos jovens de hoje e de amanhã. Por aqui passarão muitos artistas, engenheiros, médicos. Cuidar deste equipamento é cuidar do futuro dos nossos filhos e dos nossos netos".  

Para a secretária Adélia Pinheiro, "a estrutura qualificada, com laboratórios, quadras, auditório e refeitório permitem ao estudante e ao professor o pleno exercício de atividades práticas que vinculam teoria, metodologia e o fazer, que é parte do processo de aprendizagem". Segundo ela, a unidade oferece ensino médio e em tempo parcial e em tempo integral, além da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica. "São ofertados três cursos, um deles de nutrição e dietética, e também agropecuária, que são cursos que atendem às necessidades regionais, as necessidades de formação de técnicos para dar suporte ao poder econômico e às necessidades das cadeias produtivas aqui da região".  

Estudante do terceiro ano, Isabela Duarte está empolgada com o novo colégio. "Isso incentiva muito os estudos, porque nós começamos agora a tocar nos objetos que na escola anterior não tinha, como toda esta infraestrutura para a gente estudar mais a fundo. As aulas de química, física e biologia eram feitas mais em livros e aqui a gente tem mais a estrutura física para conhecer as coisas que a gente não sabia antes, que a gente só via pelos livros. Eu achei o colégio bastante incentivador para estudar mais".

GOV Bahia