Federação de PT, PCdoB e PV deve ficar com CCJ, Orçamento e Educação na AL-BA; veja indicados

A federação “Brasil da Esperança”, formada por PT, PCdoB e PV, ficará com as presidências de três comissões na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA): Constituição e Justiça (CCJ); Finanças e Orçamento; e Educação. Os deputados que comandarão cada comissão foram definidos nesta terça-feira (7), em reunião com a presença das lideranças do governo e de cada um dos partidos. As indicações devem ser confirmadas em votação formal no plenário da Casa, na sessão a ser realizada nesta quarta (8).

A deputada estadual Maria del Carmen (PT) foi a escolhida para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Conforme fontes do Bahia Notícias, o comando da CCJ foi disputado também pelos deputados Vitor Bonfim (PV) e Paulo Rangel (PT), conforme informações de fontes que acompanharam a reunião decisiva.

“Eu não me manifestei muito na reunião. Deixei para que os líderes resolvessem a questão. Já passei pela presidência da comissão em outras oportunidades e a deputada Maria del Carmen, com quatro mandatos seguidos de experiência, está preparada para liderar a CCJ nos próximos anos”, afirmou Paulo Rangel ao BN.

“O deputado Paulo Rangel é um amigo, por quem eu tenho muito respeito. Nós não brigaríamos por isso e nem por outro motivo qualquer. Nosso partido tinha interesse na presidência da CCJ, mas o PT, como maior partido da federação, colocou sua preferência e acabou prevalecendo”, declarou Bonfim, em entrevista ao BN.

Segundo os relatos de Bonfim e de Rangel, a escolha por Maria del Carmen teve influência de dois fatos. O primeiro é que, no rodízio, ela ainda não havia sido contemplada com a presidência da comissão. O segundo teria sido o fator antiguidade na Casa.

Apesar de não ter conseguido alcançar seu objetivo principal, que seria a presidência da CCJ, Bonfim acabou ficando com outra grande comissão: a de Finanças e Orçamento, também muito disputada a cada biênio.

“Estou feliz com a escolha da federação pelo meu nome para liderar a comissão de Finanças e Orçamento. É muito importante, assim como a CCJ”, ressaltou o parlamentar do Partido Verde.

Para a Comissão de Educação, a escolhida da federação foi a deputada Olívia Santana (PCdoB). A parlamentar governista Soane Galvão (PSB), que não integra a federação mas também está no grupo governista, era outra interessada no posto.

“Ainda não está batido o martelo. Não posso garantir que serei a presidente da comissão. Mas eu fui escolhida para ser a indicada da federação, com PT, PCdoB e PV. Se essa indicação prevalecerá, eu ainda não sei”, ressaltou Olívia, quando questionada pelo BN.

MEIO AMBIENTE

O PV também vinha tentando a presidência da Comissão de Meio Ambiente, ligada diretamente à pauta prioritária do partido. Mas a tendência é que esse posto fique sob o comando da oposição. O deputado Leandro de Jesus (PL) deve ser o indicado da bancada da minoria.

Questionado pelo Bahia Notícias sobre o tema, o parlamentar bolsonarista negou que esteja confirmado da presidência da comissão, mas demonstrou interesse na área e disse que também tem outras comissões em vista.

"É uma possibilidade. Meio Ambiente é uma pauta que vai estar em nosso mandato de qualquer maneira. Seja na Comissão de Meio Ambiente ou em outra, vamos procurar sempre atuar pelo bem do nosso estado, fiscalizando e propondo projetos que sejam pertinentes para qualquer área. Existe a possibilidade, também, da atuação em mais de uma comissão", disse Leandro.

Bahia Notícias | Foto: Ascom AL-BA