Petrolina atua no recolhimento de pneus para evitar proliferação do Aedes aegypti  

Com ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Petrolina iniciou no último sábado ( 21), uma ação de recolhimento e destinação adequada para pneus que ficam aglomerados em borracharias na cidade. A atividade é organizada através das Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, e está sendo realizada em bairros que tiveram o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) alterado, ou seja, com índice acima de 1%.  

O trabalho começou sábado (21) nos bairros Dom Avelar e José e Maria, e contou com o recolhimento de mais de 500 pneus, todos foram destinados ao aterro sanitário da cidade. Na manhã desta segunda-feira (23), os trabalhos começaram logo cedo na Cohab Massangano, São Gonçalo, Rio Corrente e Cohab VI. De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, até sexta-feira (27) a expectativa é de visitar 15 bairros.

"Essa é uma ação importantíssima, onde estamos com um período chuvoso e este tipo de material é o lugar ideal para que o mosquito deposite os ovos e eclodam novos Aedes. O trabalho de endemias é feito junto com a população, orientando, nos casos de foco, aplicando larvicidas e fazendo bloqueio, essa é uma ação conjunta, agente endemias e população. No caso das borracharias, além de orientarmos para o descarte correto, fazemos borrifações. Estamos agora recolhendo os pneus e orientando as pessoas como se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito", explicou Andrade.  

Os próximos bairros que vão receber as visitas dos agentes e da equipe de Serviços Públicos são:  

24/01- Loteamento Recife e Vila Marcela; 

25/01- Vila Eduardo, São José e Areia Branca; 

26/01- João de Deus e Cosme Damião;  

27/01.  Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e Alto do Cocar. 

Ascom PMP