Morre aos 65 anos o cantor e poeta Val Patriota

Lourival Batista Patriota Filho, o cantor, conhecido por Val Patriota, morreu no IMIP- Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira em Recife, na madrugada desse sábado (19), por volta das 4 horas da manhã,

Val lutava contra um câncer fazia tempos. Deixou a eterna companheira Jane e filhos; Cauê Patriota e Carolline Patriota e netos. E uma imensidão de amigos e fãs.

Val Patriota era filho do rei dos Trocadilhos Lourival Batista “Louro do Pajeú” (in memorian)

Val lançou discos e CD’s ao longo de sua carreira artística, de uma voz aveludada, pois transmitia uma sensação de conforto e paz aos ouvidos, sua característica era o equilíbrio entre o grave e o agudo, Val cantava com vozeirão, repertório maravilhoso.

O corpo de Val Patriota chega na tarde desse sábado em São José do Egito e o sepultamento será no domingo, horário a confirmar.

SÃO JOSÉ DE EGITO: São José do Egito tem como principal marca a poesia popular. A cidade é conhecida como “Capital dos Repentistas” ou “Berço Imortal da Poesia”, dado ao grande número de cantadores famosos nascidos ali. De cada dez dos mais representativos poetas populares do Nordeste, pelo menos sete são egipcienses. E essa concentração é confirmada pela maioria dos estudiosos da arte popular nordestina.

Um dos primeiros poetas egipcienses a ganhar fama nacional foi Antônio Marinho (1887/1940). Depois vieram outros, como o poeta e astrólogo João Ferreira de Lima (1902/1973), os violeiros Agostinho Lopes dos Santos (1906/1972), os irmãos Dimas (1921/1986), Lourival (1915/1992) e Otacílio Batista (1923/2003), os poetas Rogaciano Leite (1920/1969), Severino Cordeiro de Sousa-Bio Crisanto (1929/2000) e João Batista de Siqueira-Cancão (1912/1982).

Todos esses poetas, cada um a seu modo, influenciaram dezenas de seguidores, ajudando, desta forma, construir a fama que a cidade carrega. Atualmente, São José do Egito ainda conta com um grande número de poetas produzindo e difundindo a arte que virou símbolo da cidade graças à atuação dos velhos e respeitados repentistas locais.

O município também é reconhecido por suas fortes potencialidades musicais. Bastaria citar alguns nomes para confirmar tal argumento: Bia Marinho, Greg, Val Patriota, Delmiro Barros, Grupo Em Canto e Poesia, As Severinas, Inaldo Sampaio (da Banda Pinga-Fogo), Grupo Mambembe, dentre outros.

Além de tudo, São José do Egito conta com a Escola de Música Cícero David (que formou centenas de músicos) e possui a “Fábrica de Música” que coloca no mercado uma nova geração de artistas.

Redação redeGN Foto capa cd