Petrolina Sustentável: Prefeitura promove oficinas de compostagem como prática de educação ambiental

Despertar o interesse dos estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre a redução do lixo produzido na cidade, seu consumo consciente e o descarte de resíduos orgânicos, são os objetivos das oficinas de compostagem, promovidas pela Prefeitura de Petrolina, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Esportes (Seduce); Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra); Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e em parceria com o Ministério Público, nas sete escolas de Tempo Integral.

A ação integra o projeto 'Petrolina Sustentável' e busca sensibilizar os alunos quanto à reutilização de resíduos descartados em casa, para a produção de adubo orgânico, através da compostagem.

Nesta sexta-feira (04), foi a vez da Escola de Tempo Integral Miguel Arraes receber a oficina, ministrada pelo biólogo da AMMA, Cainã Ferraz. Durante a palestra, os estudantes aprenderam quais são os tipos de alimentos que podem ser reaproveitados, além do passo a passo de como montar uma composteira doméstica, uma tecnologia de tratamento que utiliza minhocas para transformar a matéria orgânica em adubo natural. A oficina ainda proporcionou reflexões que fortaleceram o conceito de sustentabilidade dos discentes, a fim de mitigar os problemas ambientais, de saúde pública e estimular a ideia de reciclagem.

A coordenadora Pedagógica do Programa Municipal de Educação Integral, Joelma Reis, explica que a compostagem realizada no dia a dia da população é uma alternativa viável para otimizar o aproveitamento e destino correto dos resíduos gerados nas residências, o que deve ser de interesse da sociedade em geral, sendo a escola um dos ambientes capazes de proporcionar a discussão sobre assuntos como este. "Através desse trabalho, estamos buscando potencializar a criatividade dos estudantes de como reaproveitar os resíduos, política que vem aumentando gradativamente no mundo. Com essa prática, a pessoa reduz o seu próprio lixo e cria uma consciência do que come e do que descarta, além de diminuir a quantidade de material disposto em aterros sanitários", explicou Joelma.

Para o aluno Pedro Duan de Souza, essas informações são muito importantes, pois ensinam a utilizar da melhor forma os alimentos que seriam descartados. "Com a oficina, aprendi a fazer minha parte para salvar o mundo. Agora, quero multiplicar o que aprendi com outras pessoas", destacou Pedro.

Ascom/Prefeitura de Petrolina