XV Encontro Nordestino do Xaxado ocorre entre os dias 10 a 13 de novembro, em Serra Talhada

O XV Encontro Nordestino do Xaxado, que ocorrerá do dia 10 ao dia 13 de novembro, em Serra Talhada, vai abrir alas para o frevo e para o carnaval de Olinda.

Promovendo um grande encontro de culturas, sons e tradições, o Bloco Magia do Frevo vai arrastar os foliões pelas ruas da cidade, com um cortejo cultural formado por bonecos gigantes, passistas e orquestras de frevo em trio elétrico. Também haverá aulão para quem quiser aprender a dançar frevo, além de desfile de Caboclos de Lança.

Em cada um dos quatro dias do evento, a concentração ocorrerá no Posto VISA, às 17h, na Avenida Miguel Nunes de Souza, bairro São Cristóvão; e a apoteose será na Pracinha Lampião. Além do fervor da música e das danças típicas do carnaval olindense, os moradores e turistas de Serra Talhada poderão contemplar uma exposição de sombrinhas de frevo, outra de fotografias de frevo na Estação do Forró, além de participar de oficinas culturais de dança, pintura de rosto, adereço de cabelo, fantasias de papel e artesanato (decoração de sombrinhas de frevo) nos CRAS de Vila Bela e Mutirão.

De acordo com a diretora executiva do bloco, Rosana Almeida, este já é o terceiro ano consecutivo de realização do evento. Promovendo a salvaguarda do frevo, com todo o seu encanto, o Bloco Magia do Frevo atrai cada vez mais gente. "Em 2020, o bloco Magia do Frevo foi executado junto ao Carnaval de Olinda e arrastou multidões pelas suas ladeiras até o Polo Infantil, local onde aconteciam as oficinas e apresentações culturais. Já em 2021, fizemos o projeto de forma virtual, reverberando a marca do nosso cliente pelo YouTube de forma positiva, fomentando a classe artística no período de pandemia", contou ela.

Ainda segundo Rosana Almeida, neste ano, o objetivo é levar a Magia do Frevo para além das ladeiras de Olinda, realizando o evento junto ao Encontro Nordestino de Xaxado. "Traremos cinco bonecos gigantes vestidos de Lampião e Maria Bonita, mais três trajados de cangaceiros, apresentando, além da magia do carnaval pernambucano, a história da região. Faremos um cortejo cultural com trio elétrico, caboclos de lança, orquestra e passistas de frevo. Será um prazer imenso poder reverberar positivamente a nossa cultura na cidade", disse.

O projeto tem realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com apoio da Parlare, Prefeitura de Serra Talhada e Fundação Cultural Cabra de Lampião. A produção é da Rever Promo junto à Produtora Cultural Rosana Almeida.

Ascom