MPPE faz recomendações à Compesa sobre o abastecimento de água em Petrolina

Em razão da constante falta de água em vários bairros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou,nesta quinta-feira (6), que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realize o abastecimento à população com o carros-pipa, diariamente, até que o serviço seja regularizado.

Na recomendação, o MP pede que o cronograma de fornecimento seja divulgado diariamente na imprensa local. A Compesa também deve apresentar a relação dos consumidores beneficiados, quantidade de água fornecida.

O Ministério Público também recomendou que a Compesa forneça o plano de investimentos e obra emergencial para sanar a situação. A terceira recomendação é para que a Companhia suspenda imediatamente a cobrança pelo consumo de fornecimento nos dias em que o serviço não foi prestado.

Em nota, a Compesa informou que “recebeu as recomendações do Ministério Público a respeito do abastecimento de água na cidade de Petrolina e que está adotando todas as providências para atendê-las. A Companhia reforça que está trabalhando para equilibrar as pressões e regularizar o abastecimento dos bairros da zona leste. O abastecimento emergencial através de carros-pipa está sendo feito diariamente nos bairros Henrique Leite e Vila Vitória”.

Segundo a Companhia, “os demais bairros que precisarem de atendimento complementar, será realizado a partir da ordem de solicitação que chega ao canal oficial de atendimento, o 0800 081 0195”.

No último dia 29 de setembro, houve uma reunião no Ministério Público, entre a promotoria, Compesa e a Agência de Regulação do Município de Petrolina (Armup), para tratar do problema de falta de água nos bairros da cidade.

Nesta quinta-feira, os moradores do bairro Henrique Leite realizaram um protesto, por causa da falta d'água.

g1 / foto: reprodução