Juazeiro: Justiça Eleitoral intensifica o preparo das urnas eletrônicas para o 1º turno

A justiça eleitoral de Juazeiro, Bahia continua em ritmo intenso de trabalho para finalizar o preparo das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições, no próximo dia 2. Entre as atividades está a inserção de dados e aplicativos para o funcionamento dos equipamentos.

No dia 2 de outubro, considerado o ápise da "Festa de Democracia" eleitoras e eleitores escolherão representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

Assim como todo grande evento requer planejamento e envolvimento de muitas pessoas, em suas variadas áreas, as eleições também demandam essa preparação. Por isso, os dois cartórios eleitorais do município de Juazeiro, Bahia, tem intensificado os trabalhos que vão de domingo a domingo.

São dois juízes eleitores e 12 servidores, incluindo efetivos e requisitados. São mais de 20 técnicos de urna. De acordo com informações obtidas pela REDEGN São 477 sessões eleitorais do município, que possui 156.048 eleitores. A Justiça Eleitoral contará com 1.908 mesários, além de coordenadores dos locais de votação, roteiristas, motoristas e outros colaboradores. 

DOCUMENTOS DIA ELEIÇÃO: Com a proximidade das Eleições Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta eleitores e eleitoras sobre quais documentos podem ser apresentados no dia do pleito, marcado para 2 de outubro. Para comprovação de identidade, cidadãos e cidadãs deverão apresentar documento oficial com foto, a exemplo de: carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

Documentos em versão digital também serão aceitos. Dentre eles, o e-Título, versão digital do título de eleitor, desde que contenha fotografia. O e-Título pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

A Resolução TSE nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral, lista os documentos aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação. São eles:

- carteira de identidade (RG;)

- identidade social;

- passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;

- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

- certificado de reservista;

- carteira de trabalho;

- carteira nacional de habilitação.
 

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital