PL que obriga uso de focinheira em animais de grande porte em ruas de Juazeiro é apresentado na Câmara de Vereadores

Foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro, um Projeto de Lei que determina o uso de focinheira em animais de grande porte que circulam nas ruas da cidade. O objetivo é evitar novos casos de ataques desses animais. A proposição foi apresentada pelo vereador Aníbal Araújo.

“Quando você chega a orla de Juazeiro há muitos animais como Pit Bull, Rottweiler entre outras raças de grande porte passeando com o dono, mas sem usar a focinheira e sem o guia, vai que um animal desse resolva atacar uma criança ou um idoso? Então para remediar pretendemos conscientizar os donos a colocar os assessórios em seus respectivos animais”, destacou o vereador Aníbal Araújo.

O projeto deve ser apreciado na próxima terça-feira (6), se caso seja aprovado, seguirá para sanção da Prefeitura Municipal.

Ataques na região

Um caso marcante registrado na região, aconteceu em 2012, quando um cachorro da raça pit bull atacou uma carroça e matou um jumento que transportava três crianças no município de Juazeiro. Na época, a polícia informou que o cachorro fazia a segurança de uma loja e foi capturado por funcionários da empresa.

Uma das crianças que estava na carroça chegou a cair e teve ferimentos leves. Na época, a polícia informou ainda que os familiares das crianças não prestaram queixa, mas que o dono do cachorro foi até a unidade prestar esclarecimentos.

Mais recentemente, em Petrolina, pelo menos dois casos chocaram a população. Em julho, um cão invadiu uma casa em um condomínio que fica na Estrada da Tapera e matou dois cachorros de pequeno porte, que pertenciam à família dona da residência. Após matar os dois cachorros, o pitbull tentou entrar em um quarto onde estavam duas adolescentes e uma criança de 5 anos. Elas se esconderam até a chegada da ajuda.

Dias antes, uma mulher foi atacada por um cachorro da raça pitbull, enquanto o casal caminhava na orla da cidade. Mesmo acompanhado pelos donos, o animal estava solto.

Da Redação RedeGN