Inovação de sabores marca primeiro dia de oficina preparatória para o Festival gastronômico de Juazeiro

Com pratos de encher os olhos e dar água na boca, a oficina  'Uso de ingredientes locais', um das fases preparatórias da segunda edição do Festival Gastronômico 'Sabores de Juazeiro', que aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), no Armazém da Caatinga, foi de muito aprendizado e apresentação de formas inovadoras de cozinhar. O chef Leandro Nascimento, que atua há mais de 15 anos na área de gastronomia, adaptou pratos de outros países com ingredientes do Vale do São Francisco.

O primeiro, um ceviche de tilápia com calda de maracujá, utilizando frutas como manga e uva, ideal para entrada ou petisco. Depois, ele inovou com licuri e cambraia (beijú de tapioca) num prato francês, um steak tartare de carneiro. "O Festival Gastronômico tem essa proposta de inovar, de trazer pratos que são esteticamente bonitos e também dos sabores peculiares do Vale do São Francisco. Então, a ideia é justamente que os participantes possam 'brincar' com ingredientes daqui", explica Leandro, que estava acompanhado pela Chef Denise Lins.

A oficina terá continuidade nesta terça-feira (30) e, na quarta-feira (31), será a de elaboração de coquetéis, pois, nesta edição, a categoria drinks foi incluída, além das categorias prato principal, petiscos, lanches e sobremesa. 

Apoio

A Prefeitura Municipal de Juazeiro é parceira do Festival Gastronômico, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). O evento conta ainda com o apoio do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem e Alimentação do Município e do aplicativo de delivery Pede Aí.

O evento acontecerá entre os dias 14 e 30 de outubro de 2022.

Da Redação RedeGN