Grande número de cachorros soltos nas ruas de Juazeiro continua chamando a atenção das autoridades: "Dá medo"

O grande número de animais, principalmente cachorros continua chamando a atenção e preocupando pessoas em Juazeiro. O caso de cães soltos nas ruas chega até a amendrotar algumas mulheres, infudindo medo por meio de intimidação.

Várias pessoas se sentem ameaçadas. "É um absurdo. Por vezes a gente se sente até com medo, com tanto cachorro", diz a funcionária pública Eliete Silva.

Uma campanha continua chamando a atenção das autoridades. desde o início de fevereiro em Juazeiro. Trata-se  uma Campanha Grafite que continua chamando a atenção das autoridades para o grande número de animais, principalmente cachorros que circulam nas ruas e avenidas de Juazeiro.

"O castramóvel em Juazeiro é urgente demais. É pra ontem. A quantidade de animais abandonados na cidade se reproduzindo sem controle é enorme . Os animais são seres indefesos que precisam de ajuda".

#Castração Urgente dos Animais de Juazeiro: Com essa mensagem, diversos grafites foram espalhados pelas ruas do Centro da cidade, cobrando à Prefeitura Municipal, não somente uma maior responsabilidade e atenção à causa animal, mas, principalmente, a castração dos que vivem nas ruas.

A autoria das artes urbanas, que foram registradas pela equipe RedeGN, não foi identificada até o presente momento. Os elogios e apoio são os mais diversos e continua tendo o apoio das pessoas que cobram uma ação da prefeitura.

Os grafites, que trazem imagens que ilustram a situação de muitos animais que vivem soltos nas ruas de Juazeiro, são acompanhados de mensagens fortes: "Quantos cães e gatos você viu na rua hoje? A Prefeitura de Juazeiro não viu nenhum"; "A Prefeitura não enxerga os animais nas ruas, mas esse grafite ela vai ver. A castração em massa é urgente e necessária"; "O que é pior? Abandonar um animal ou fingir que ele não existe? A Prefeitura de Juazeiro finfe que não existe".

As artes refletem a opinião de muitas pessoas - principalmente as que são ligadas à causa animal -, que defendem a implementação de políticas públicas na cidade, que registra um grande número de cães e gatos que circulam livremente pelas ruas e avenidas, não somente da região central. As cobranças são antigas, desde gestões passadas, que também falharam nessa problemática - que é uma questão de saúde pública também.

Uma das principais reivindicações é a castração em massa desses animais, uma medida que contribue não somente para o controle populacional desses animais de rua, já que evita o nascimento de novos que passarão a viver nas mesmas condições, como também diminui os riscos de proliferação de doenças. Em Petrolina, esse trabalho é feito há cerca de um ano com o castramóvel adquirido pelo município.

A reativação do Canil Municipal também é outro ponto a ser reivincado por quem luta pela causa animal.

Ataque à jornalista: Em outras oportunidades, a RedeGN já publicou matérias relacionadas aos animais que vivem nas ruas de Juazeiro. No inicio deste ano, a jornalista Michelle Chevrand, em um artigo de opinião, chegou a fazer cobranças à gestão municipal. Ela, que estava visitando a região, atropelou uma cadelinha e acabou sendo mordida quando foi socorrê-la. Ela contou que ao procurar uma unidade de saúde, soube que eram frequentes os casos de ataques de cães de rua em Juazeiro, principalmente nos finais de semana.

"Os animais estão abandonados, entregues à própria sorte", disse a jornalista. Na época, a RedeGN pediu esclarecimentos à Secretaria de Saúde de Juazeiro, mas não obteve retorno [leia o artigo de opinião de Michete Chevrand].

PROJETO CASTRAMOVEL: Sobre a demanda dos animais, a Prefeitura de Juazeiro,no mês de fevereiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), disse que "tem se dedicado à causa animal visto que já existe um projeto de castramóvel para controlar a população de cães e gatos. É importante também que as pessoas tenham consciência de que o abandono de animais é crime. Isso acaba causando, além de sofrimento animal, o aumento desenfreado da população".

Disse ainda que, atualmente, "o município já realiza uma busca ativa de cães errantes e domiciliados com suspeita de leishmaniose". A Sesau, entretanto, não se manifestou sobre a reativação do Canil Municipal.

SEMANA PASSADA: Equipes técnicas das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), da Prefeitura de Juazeiro, reuniram-se na última terça-feira  dia (15) de março, para discutir sobre a situação dos animais errantes no município, sejam eles de grande ou pequeno porte, como cães e gatos. A proposta é criar uma unidade, envolvendo as duas pastas, de modo que abranja, em conjunto, a causa animal no município.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Costa, a união das secretarias mostra o interesse da gestão da prefeita Suzana Ramos em abraçar o trabalho com os animais. “Já que as duas secretarias, tanto a Sesau quanto a Semaurb, possuem trabalho com os animais errantes, decidimos unir os esforços, já que estamos vendo que anteriormente isso não tinha sido feito. Isso é uma evolução da gestão, é pensar nas situações de forma única”, destacou Fernando.

O superintendente de Gestão da Semaurb, Cláudio Martins, destacou o limite de responsabilidade entre as duas secretarias. “Com essa união entre as pastas, iremos sanar o limite das responsabilidades de cada secretaria. Atualmente vemos que a população não sabe a quem buscar quando o assunto é animal errante. Então temos a proposta de unir os trabalhos”, explicou o superintendente.

As equipes técnicas já estão dando seguimento a novos encontros para avançar na realização da unidade dos trabalhos com os animais no município.

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital