Sanfoneiros lançam pré candidaturas e vão buscar votos dos eleitores nas urnas

Forró e eleições. Sanfona e ritmo da política. O tempero desta mistura movimenta também os cantores e sanfoneiros. Exemplo é cantor e sanfoneiro Targino Gondim que já confirmou sua pré candidatura a deputado federal em 2022. Durante entrevista no programa Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, o compositor disse que se encontrou com o ministro da Cidadania, João Roma, e com outros políticos interessados em sua carreira política.

"A minha intenção é permanecer como sanfoneiro do povo, defensor do Rio São Fracisco, das mulheres rurais, da agricultura familiar... Eu quero isso com a política. Existe tanta coisa bacana que não tem apoio. Defenderei que o Rioo São Francisco seja revitalizado, além de dar atenção à música, claro", disse.

Durante a entrevista, Targino comentou as dificuldades enfrentadas no segundo ano consecutivo sem a realização dos festejos de São João. "A arrecadação no período junino significa cerca de 80% da receita anual dos forrozeiros. Nós, artistas, ainda conseguimos nos virar com os direitos autorais, mas as pessoas que estão em volta, que fazem com que o conteúdo final exista, são os mais prejudicados. Fazemos algumas lives para gerar receita pra movimentar e ter como ajudar a nossa turma", completou.

Outra pré candidatura que tem o "peso da sanfona no peito" é do professor Armando Dantas. Este é o nome de batismo de Armandinho, conhecido nacionalmente em ser integrante da Banda Fulo de Mandacaru.

Ele começou a lecionar muito cedo em Caruaru, Pernambuco. Nos úlltimos dias Armadinho tem concedido entrevistas em rádio e redes de televisão; Ele conta que ransformar vidas abrindo a cortina do conhecimento é uma dassuas vocações, que explora com amor.  A vertente da musicalidade, que herdou do avô Manoel Dantas, tocador de sanfona de oito baixos.  O Programa Superstar, reality show musical da TV Globo, em 2016, com a banda Fulô de Mandacaru,proporcionou sucesso e visibilidade e abriu portas no Brasil inteiro.

Em contato com a REDEGN, Armandinho contou que  interrompeu sua presença na Fulô de Mandacaru por cinco meses e foi para Europa. Aprovado no Pós-doutorado em Educação na Universidade do Porto, Portugal após um ano de concluído o Doutorado na Universidade Federal da Paraíba.

O jornalista Magno Martins definiu que Armandinho tem perfil humanístico. Formado em Pedagogia e em Educação Física, além de especialização em Didática do Ensino Superior, no campo profissional, antes de virar celebridade, foi gestor do Sport Recife e atuou na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos,
além da Secretaria de Educação de Pernambuco. É servidor efetivo do Governo do Estado desde 2010. 

Armandinho confirmou se filiou ao PSDB num ato no Recife, para disputar um mandato de deputado estadual.

Redação redeGN