RedeGN - Aumento da vazão de Sobradinho começa a alterar cenário das Ilhas do São Francisco; RedeGN faz passeio e confere de perto

Aumento da vazão de Sobradinho começa a alterar cenário das Ilhas do São Francisco; RedeGN faz passeio e confere de perto

Basta um simples e rápido passeio de barco pelo Rio São Francisco para notar que a paisagem não é mais a mesma de alguns dias atrás. Isso porque o rio está com um volume maior de água, em virtude dos últimos aumentos da vazão do Lago de Sobradinho anunciados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A RedeGN fez um breve passeio pelo Velho Chico e constatou as alterações [veja vídeo abaixo].

A mudança já se faz visível nas Orlas de Petrolina e Juazeiro, onde já é possível notar que as margens, antes cobertas por faixas de areia ou vegetação, já estão parcialmente cobertas. A água do rio também já está invadindo pontos turísticos como a famosa Ilha do Maroto. A situação não é diferente na Ilha do Rodeadouro, um dos atrativos turísticos mais frequentados da região.

Por lá, boa parte da área destinada para a colocação de barracas, para a recepção de municípes e turistas, já foi tomada pelas águas do Rio São Francisco, já se aproximando, inclusive, das rampas de acesso a parte alta do local. E a expectativa é que esse cenário mude ainda mais nos próximos dias, já que a vazão vai aumentar ainda mais.

Sobradinho estava operando com defluência (água que sai) de 800 m³/s até a última terça-feira (11). Na quarta (12), ocorreu o primeiro aumento, para 1.300 m³/s. Hoje (14), a vazão aumento ainda mais, para 1.800 m³/s. Segundo a Chesf, a cada dois dias, 500 m³/s são acrescidos na liberação de Sobradinho, com isso, a expecativa é que a vazão chegue a 4.000 m³/s no dia 24 de janeiro. Esse índice não era alcançado desde 2009, informou a Companhia.

Mais cedo, a RedeGN também mostrou que a Ilha do Fogo também está sendo tomada pela água, e a faixa de areia prativamente já desapareceu com a cheia do rio [relembre]. 

Monitoramento

Como as chuvas ocorrem até abril na Bacia do São Francisco, há grandes possibilidades de o Reservatório de Sobradinho volte a atingir armazenamento próximo a 100%, como no período úmido 2019/2020. O foco do atual momento é o estreitamento do relacionamento da Chesf com as Defesas Civis e prefeituras para que estejam cientes da elevação do nível do rio. 

Assista ao vídeo

Da Redação RedeGN / fotos: RedeGN