RedeGN - SINTRAB Saúde volta a se manifestar sobre atraso de salários; Sesau de Juazeiro diz que pagamento foi realizado

SINTRAB Saúde volta a se manifestar sobre atraso de salários; Sesau de Juazeiro diz que pagamento foi realizado

O Sindicato dos Trabalhadores na Saúde da Prefeitura de Juazeiro (SINTRAB/Saúde) voltou a emitir uma nota pública sobre o atraso do salário referente ao mês de outubro, dos servidores. O órgão disse que após as manifestações nos grupos, e convocação do SINTRAB/Saúde, com movimento de servidores de todas as categorias da SMS, houve uma conversa com a chefia de gabinete da Prefeitura Municipal.

"Fomos convocados pelo sr Ciro, chefe de gabinete, que esclareceu que hoje pela manhã que foi encontrada uma forma de adiantar o salário dos efetivos e concursados, tratando com outra verba que depois devolveria. Posteriormente chamou o secretário de Saúde para tratar [de outros assuntos], uma vez que o assunto não era APENAS esse atraso no pagamento desse mês", diz a nota.

O SINTRAB/Saúde diz ainda que "busca também assegurar aos servidores da saúde, a garantia de um calendário de pagamento dentro do próprio mês trabalhado, levando em conta que o mês trabalhado tem, no máximo 31 [dias, nunca mais do que isso. Portanto não podemos entender que o quinto dia útil seja prazo estipulado para pagamento de servidor público, uma vez que quinto dia útil corresponde a regime CLT, que não é o nosso caso. Cabe lembrar que essa é uma reivindicação antiga, desse sindicato, pois as últimas gestões tratava como sendo essa data correta de pagamento dos SERVIDORES", acrescenta o órgão.

O órgão citou ainda que das resoluções apresentadas, ficou definifico que o salário dos servidores efeitos seria pago no início da tarde desta quarta-feira, enquanto que os salários dos contratados será pago com o recurso do dia 10, que cai até meia noite. "Dia 17, quarta-feira, será apresentado ao SINTRAB o calendário de pagamento dos SERVIDORES da saúde", finaliza a nota.

Pagamentos efetivados

Em resposta, a Secretaria de Saúde de Juazeiro disse que "o pagamento de servidores, sejam da ativa ou não, é uma prioridade para a atual gestão da Prefeitura de Juazeiro" e que hoje, "após muito esforço, a Secretaria de Saúde (Sesau) quitou a folha de pagamento referente ao mês de outubro dos servidores concursados e efetivos da pasta do município".

Disse ainda que "a verba destinada ao pagamento da folha de servidores é proveniente do repasse feito mensalmente pelo Ministério da Saúde. Porém, como até o momento não houve o recebimento deste recurso, não foi possível realizar o pagamento até o 5º dia útil, terça-feira (9), mas, sim, nesta quarta-feira", acrescenta a nota.

"Não medimos esforços para garantir o pagamento dos servidores do município. Desde que assumimos, entendemos que o pagamento da folha dos servidores é de suma importância e, por isso, buscamos pagar os salários até o 5º dia útil ou mesmo antes, como já ocorreu em alguns meses. Temos o compromisso com o público e também com os nossos servidores", destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Repasse do Ministério da Saúde

A Sesau disse ainda que o secretário Fernando Costa já entrou em contato com o governo federal para entender se houve algum impedimento no repasse. "O que nos foi informado é que o repasse deve ser feito até o dia 10 de cada mês. Estamos atentos, aguardando o recebimento desta verba", disse o secretário de Saúde.

Da Redação RedeGN