RedeGN - Prefeitura de Sobradinho promove ações alusivas ao Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde

Prefeitura de Sobradinho promove ações alusivas ao Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde

Com o tema "Um Toque Pode Mudar", a Prefeitura de Sobradinho, através do Núcleo da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (14), um encontro alusivo ao Outubro Rosa na UBS Sancha Moreira Cruz, localizada na quadra S17, do bairro São Joaquim.

A ação preventiva teve como objetivo, compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionando um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher.

A roda de conversa educativa foi conduzida pelo médico Ramon Cavalcante, que abordou assuntos relacionados a saúde da mulher, a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, fatores de risco e tratamento.

"O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher, é um caroço no seio acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Importante lembrar que, nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde", orientou o médico.

Também foram realizados exames preventivos e realização de testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites.

A enfermeira Sabrina Ferreira Lima explicou os modos de prevenção contra o câncer de mama e falou sobre a importância do exame clínico.

"O exame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios, o que ajuda no conhecimento do próprio corpo. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar sua Unidade Básica de referência ou Centro de Especialidades do município para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. As consultas de rotina no serviço de saúde devem ser feitas, mesmo que não se tenha sintomas. A mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-x da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno," explicou a enfermeira.

A Secretária de Saúde Maysa Torres Sanjuan ressaltou a importância da informação como ferramenta para a prevenção à doença.

" A Secretaria de Saúde por meio do núcleo de Atenção Básica está promovendo estes encontros em todas as Unidades Básicas de Saúde ao longo deste mês de outubro. A iniciativa é fundamental para a prevenção ao câncer de mama, inclusive na detecção da doença em seu estágio inicial. Com o tema "Um Toque Pode Mudar", a campanha Outubro Rosa 2021 tem como proposta alertar as mulheres para a necessidade delas assumirem os cuidados com a própria saúde. Mesmo na pandemia de Covid-19, as mulheres devem procurar o serviço de saúde para consultas de rotina, e exames que podem diagnosticar o câncer de mama, de ovário, colo do útero e endométrio. Além disso, é importante que se incorpore hábitos de prevenção a outras doenças crônicas e demais tipos de câncer", concluiu a secretária.

Ascom PMS