RedeGN - Juazeiro: Quinteto de Metais os Kariris um patrimônio musical da terra de João Gilberto

Juazeiro: Quinteto de Metais os Kariris um patrimônio musical da terra de João Gilberto

Quinteto de Metais os Kariris. O Nome é uma homenagem aos primeiro habitantes da região do são Francisco "ÍNDIOS KARIRIS'. O Quinteto de Metais Os Kariris é um patrimônio cultural de Juazeiro.

O grupo formado por amigos músicos que tocam juntos na ORQUESTRA SAPUPARA, que tem repertório de frevos e marchinhas de carnaval já conhecida na cidade e fundada em 2007.

"O Quinteto, Os KARIRIS surgiu em meados de maio de 2020, com a pandemia não tínhamos apresentações para fazer com a SAPUPARA, então tive a ideia de criar esse projeto para atender outros eventos que não fossem ligados ao carnaval, assim teríamos como se apresentar durante todo o ano", revela  Fagner Santos Bonfim, músico e idealizador do quinteto de metais OS KARIRIS e da ORQUESTRA DE SOPRO SAPUPARA. 

Fagner ainda conta que selecionou o repertório e os arranjos e partituras. "Logo começamos a ensaiar e se apresentar. Devido a pandemia e as restrições que vieram junto não tivemos como esta fazendo apresentações regularmente, então sempre que possível escolhemos um local para fazer uma apresentação e contar com o apoio da População com doações para cachê dos músicos". 

Uma das apresentações aconteceu na orla nova ao lado da estátua de João Gilberto como forma de divulgar o trabalho.  O radialista e cantor Joãzinho Maravilha presenciou a apresentação; "Este quinteto é realidade em Juazeiro e região. Merece aplausos e uma maior valorização", avaliou.

O QUINTETO é formado por 2 trompetes, 1 sax, 1 trombone e 1 tuba e o grupo ensaia oregularmente 2 vezes por semana.

"O nosso repertório conta com clássicos da nossa nova, MPB, boleros, sambas, brega, músicas internacionais e bossa nova, entre outros estilos. Tocamos marcha nupcial entre outras para casamentos, recepções, batizados, aniversários e eventos em geral", finaliza Fagner.

Redação redeGN Fotos Ney Vital