RedeGN - Secretaria de Saúde amplia oferta de teste contra a COVID-19 em Petrolina

Secretaria de Saúde amplia oferta de teste contra a COVID-19 em Petrolina

Com o objetivo de ofertar, por demanda espontânea, a testagem contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar pontos estratégicos na cidade para a realização do teste tipo Swab rápido para detecção do novo coronavírus. Os pontos selecionados concentram um elevado número de pessoas, serão contemplados espaços como: área central, igrejas, supermercados, bancos e bairros da cidade.

A testagem terá início nesta sexta-feira (8) e segue até dia 17 de outubro.

O município continua com as testagens mediante atendimento na rede de atenção primária à saúde, no entanto, tem ampliado a oferta desse teste por meio de demanda livre, ou seja, a pessoa que esteja passando por algum ponto de apoio e esteja com sintomas gripais ou teve contato com caso positivo, pode ser atendido e fazer o exame na hora.

Para a diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, desta maneira o município consegue ampliar sua área de testagem e, consequentemente, identificar casos positivos ainda nos primeiros dias. "Nós estamos com essas duas estratégias de testagem no município: uma na Unidade Básica de Saúde, onde o paciente ao sentir algum sintoma, se direciona à unidade; e a outra é por demanda espontânea, onde montamos pontos fixos em locais que apresentam maior concentração de pessoas. Agora estamos ampliando e levando para outros estabelecimentos e bairros da cidade, para comtemplar mais gente e identificar novos casos de variantes que já circulas no município", destacou Lorena.

Os locais contemplados, seguindo as datas são:

08/10 Bambuzinho, Caixa, UBS Cacheado, UBS Ouro Preto, praça principal da Cohab Massangano e UBS José e Maria.

09/10 Atacadão, Bambuzinho e Orla (próximo a descida da barquinha).

10/10 Serve Bem, Igreja Nossa Senhora Aparecida na Vila Eduardo e Orla (próximo a descida das barquinhas).

11/10 Bambuzinho e praça principal da Cohab Massagano.

12/10 Estrada do Rodeadouro e Orla.

13, 14 e 15/10 Bambuzinho, Caixa, UBS Cacheado, UBS Ouro Preto, UBS José e Maria e praça da Cohab Massangano.

16/10 - Atacadão Freitas, UBS Izacolândia, UBS N-10 e UBS Km25.

17/10 - UBS N-7, UBS N-9 e feira do João de Deus. 

Ascom PMP