RedeGN - Ciclo de Diálogos: Educação, História e Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas do Semiárido acontece na quarta (13)

Ciclo de Diálogos: Educação, História e Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas do Semiárido acontece na quarta (13)

Encontram-se abertas as inscrições para o terceiro encontro do 'Ciclo de Diálogos Formativos: Educação, História e Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas do Semiárido Pernambucano'.

O objetivo é promover conhecimentos nas áreas de Educação, História e Direito sobre os povos Indígenas e Quilombolas habitantes do semiárido pernambucano e contribuir com reflexões e consequente ressignificação sobre os povos originários, como também possibilitar a efetivação da Lei 11.645/08.

A ação acontecerá na próxima quarta-feira (13), a partir das 19h, no canal do YouTube do TV Raízes da Cultura, e, desta vez, terá como tema "Opará e PPGECOH-UNEB/Laboratório de Etnologia: estudos e formação sobre indígenas, quilombolas, comunidades de religiões afro-brasileiras e demais comunidades tradicionais no Semiárido".

Convidadas/os: Carlos Alberto, Regivaldo José da Silva, Maria Aparecida Brandão Ventura, Gabriel Marinheiro Tumbalalá e Ioná Pereira da Silva. Mediação: Libânio Francisco (Instituto CulturalRaízes) e Edivânia Granja (IFSertãoPE).

O evento, gratuito e com certificação, é promovido campus Petrolina do IFSertãoPE, em parceria com a ONG Instituto Cultural Raízes, e teve início no dia 12 de agosto e prossegue até o dia 12 de novembro, de forma on-line, totalizando seis mesas-redondas com a participação de servidores do IFSertãoPE, além de professores(as) convidados(as) indígenas e quilombolas, como também de docentes não indígenas e não quilombolas de outras instituições de ensino e que são atuantes nas temáticas propostas.

Para conferir a programação e realizar a inscrição: https://ifeventos.ifsertao-pe.edu.br/event/559. 

Acesse o canal de transmissão: https://youtube.com/c/TVRA%C3%8DZESDACULTURA.

PROGRAMAÇÃO:  Data: 13/10/21 - 19h às 22h
Mesa 3 – “Opará e PPGECOH-UNEB/Laboratório de Etnologia: estudos e formação sobre indígenas, quilombolas, comunidades de religiões afro-brasileiras e demais comunidades tradicionais no Semiárido”. Convidadas/os: Carlos Alberto, Regivaldo José da Silva, Maria Aparecida Brandão Ventura, Gabriel Marinheiro Tumbalalá e Ioná Pereira da Silva. Mediação: Libânio Francisco(Instituto CulturalRaízes) e Edivânia Granja(IFSertãoPE)

Data: 10/11/21 - 19h às 22h
Mesa 4 – “Protagonismos indígenas na Educação Superior no IFSertãoPE”
Convidadas/os: Maria da Penha da Silva, João Marcos da Conceição (Marquinhos Truká) e Eduardo Vergolino(IFSertãoPE - Campus Floresta)
Mediação: Libânio Francisco(Instituto CulturalRaízes) e Edivânia Granja(IFSertãoPE)

Data: 11/11/21 - 19h às 22h
Mesa 5 – “Os Direitos Humanos e os direitos dos povos e indígenas e quilombolas”
Palestrante/convidado: Clarissa (UPE Arcoverde); Jeferson Pereira quilombola (Advogado da CONAQ e Mestrando na UNB; Professora Carina Calábria FDR/UFPE, Guilherme Xukuru do Ororubá
Mediação: Libânio Francisco(Instituto CulturalRaízes) e Edivânia Granja(IFSertãoPE)

Data: 12/11/21 - 19h às 22h
Mesa 6 – “Experimentações em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial”
Convidadas/os: Carolina Mendonça (UNILAB); Naiara Unzurrunzaga Martinez (University of Liverpool in London), Cláudia Truká e Adalmir José (Quilombo de Conceição das Crioulas)
Mediação:Herlon Bezerra(IFSertãoPE) e Edivania Granja (IFSertãoPE)

O evento é gratuito e confere certificado.

Canal de transmissão: https://www.youtube.com/c/TVRAÍZESDACULTURA

Ascom Ifsertao