RedeGN - Governo Federal vai integrar as bacias do Rio Tocantins até as bacias dos rios Balseira, Mandu, Parnaíba e São Francisco, diz ministro 

Governo Federal vai integrar as bacias do Rio Tocantins até as bacias dos rios Balseira, Mandu, Parnaíba e São Francisco, diz ministro 

Durante entrevista à Rede Nordeste de Rádio, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, declarou que o Governo Federal lançará a ‘Jornada das Águas’. 

O ministro disse que o Governo vai anunciar uma ação que considera uma das mais importantes do Estado brasileiro, que é a integração das bacias que vão desde o Rio Tocantins até as bacias dos rios Balseira, Mandu, Parnaíba e São Francisco.  “Isso para termos, num horizonte de 15 a 20 anos, um quadro completamente diferente para a segurança hídrica da região, tanto do semiárido nordestino como de parte do Centro-oeste e da região Amazônica”, assinalou.

“Nós devemos noticiar o início do projeto executivo do Canal do Sertão Baiano, com mais de 15 km de extensão. Também deveremos dar ordem de serviço para a obra física do Canal de Xingó, em Sergipe. É uma obra esperada há mais de 50 anos. A gente espera fazer isso em outubro. Em Alagoas, nós vamos lançar vários programas contra desertificação, com mais de 1 milhão de árvores de umbu-cajá. São mais de R$ 90 milhões de investimentos. Também a conclusão da Barragem de Oiticica, no Rio Grande do Norte. Uma obra parada desde 1952”, disse.

 

Redação redeGN