RedeGN - Livro 'Preto É Rei' será lançado hoje (24) com artistas juazeirenses

Livro 'Preto É Rei' será lançado hoje (24) com artistas juazeirenses

Com temáticas sociais que falam a partir da comunidade negra sobre temas como gênero e religiosidade, o livro 'Preto É Rei: a poesia da dinastia preta' será lançado neste sábado (24).

A publicação organizada pela Confraria 27 traz obras criadas por artistas negros de diversos territórios da Bahia. O lançamento será realizado às 19h, no canal da Confraria 27 no YouTube (https://abre.ai/youtubeconfraria).

A transmissão ao vivo contará com a participação dos criadores das obras em um bate-papo com a equipe realizadora. Uma das artistas é Eliza Oliver, bailarina juazeirense que trabalhou com a linguagem da fotografia. "O livro me trouxe uma perspectiva de fala diferente. Através da fotografia, uma linguagem intensa, onde pude trabalhar várias texturas. Importante dizer que não tive referências pretas por muito tempo, e saber que o livro estará circulando por territórios que eram alcançados é muito gratificante", afirma. 

Disponível nas versões impressa, audiobook e virtual, a publicação é assinada por Rafael Sisant. As fotografias de Anna Kamilla França levantam temáticas do poder do povo preto que podem ser discutidas com a juventude. São cinco imagens do modelo Gabryel Martins realizadas em Juazeiro-BA.

"Pensar nesse livro requereu uma revisitação às minhas memórias mais antigas. A pesquisa como a maioria das investigações em arte partiu de uma necessidade individual de afirmação e empoderamento da minha identidade como homem preto. Aos poucos, as camadas conceituais adicionadas ao processo permitiu que o mesmo assumisse o caráter político necessário para alcançar o objetivo de ser um material artístico/educativo", diz o autor.

A publicação é realizada pela Confraria 27. Todos os detalhes podem ser acessados nas redes sociais da equipe: Instagram (@confraria_27) e Facebook.com/confrariadanca27. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


 

Adriano Alves / Virabólica Comunicação