RedeGN - Pamella Holanda diz que foi agredida por DJ Ivis por amamentar a filha quando estava com Covid; o que os especialistas dizem sobre?

Pamella Holanda diz que foi agredida por DJ Ivis por amamentar a filha quando estava com Covid; o que os especialistas dizem sobre?

Pamella Holanda revelou ao “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, hoje (13), que foi agredida pelo seu ex-marido, DJ Ivis, porque amamentou a filha quando estava infectada pela covid-19. Ela disse que, apesar de ter sido orientada por seus médicos a seguir com a amamentação, o cantor era contra, por isso foi agredida. “A Mel tinha quase um mês. Naquela ocasião eu estava com Covid, e todos os médicos me aconselhavam a amamentar. Ele não queria. [Ele queria] que eu não amamentasse porque disse que eu ia passar Covid”, disse.

Mas afinal, o leite materno transmite a doença? Documento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde não há constatação científica significativa que demonstre a transmissão do vírus da Covid-19 através do leite materno. Portanto, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é manter o aleitamento materno em livre demanda de modo exclusivo até seis meses.

O leite materno é fundamento para desenvolvimento da criança, assim para a prevenção de doenças, uma vez que nos primeiros meses de vida a transmissão de anticorpos se dá da mãe para o bebê por meio da amamentação. Portanto, ao parar a amamentação, o bebê pode ter seu desenvolvimento prejudicado. A mãe deve continuar amamentando enquanto tiver condições físicas.