RedeGN - Guilherme Coelho discute com Sebrae medidas de combate à mosca das frutas em Petrolina

Guilherme Coelho discute com Sebrae medidas de combate à mosca das frutas em Petrolina

Com objetivo de transformar Petrolina em uma zona livre da mosca das frutas, praga que prejudica a produção de frutas no país, Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), participou de uma reunião com representantes do Sebrae nesta sexta-feira (14). O encontro marcou o início das tratativas para formalização de uma parceria entre as instituições.

O encontro foi provocado pelo Sebrae, que está realizando um trabalho com 5% dos pequenos produtores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. "A gente monitora esses produtores e informa sobre o manejo adequado para fazer esse controle. Com pequeno fazendo sua parte, todos os outros produtores vão se beneficiar", explicou o analista do Sebrae, Gledson Antônio.

Guilherme Coelho destacou que algumas regiões do país já são zonas livres da mosca das frutas como, por exemplo, áreas do Ceará e Rio Grande do Norte. Segundo o presidente da Abrafrutas, esta é uma meta possível de ser alcançada em Petrolina. "A iniciativa do Sebrae de começar o trabalho com parte dos produtores é louvável e, à medida que for dando certo, é necessário que se tenha condições de expandir o projeto e, paulatinamente, alcançar toda a área irrigada do município. A Abrafrutas está à disposição para contribuir com conhecimento técnico e articulação política", constatou o presidente da Associação.

A reunião também contou com a participação de Josiana Ferreira, gerente da unidade do Sebrae no sertão e Sebastião Amorim, engenheiro agrônomo e analista da entidade do Sistema 'S'.

Imprensa Guilherme Coelho