RedeGN - Comissão de Saúde da Câmara de Petrolina entrega relatório sobre visitas às UBS da área irrigada

Comissão de Saúde da Câmara de Petrolina entrega relatório sobre visitas às UBS da área irrigada

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina, presidida por César Durando (DEM) e tendo Zenildo do Alto Cocar (MDB) como relator e Marquinhos Amorim (Republicanos) como secretário, acompanhados por Samara da Visão (PSD), se reuniu com a secretária de saúde do município, Magnilde Albuquerque, na sexta-feira (23).

O encontro se deu para a entrega do relatório, elaborado pela Comissão, que traz um panorama e as demandas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos projetos C-3, N-6, N-7, N-8 e N-9.

O relatório, com todas as observações das UBS visitadas, tem o intuito de levar informações à Secretaria de Saúde e auxiliar no planejamento de trabalho do órgão. Para César Durando, presidente da Comissão, "nossa intenção é ajudar, é melhorar o sistema de saúde da cidade". Com essas informações, a secretaria conseguirá projetar as ações imediatas e posteriores. Ainda de acordo com o vereador, "as reformas, por exemplo, precisam ser colocadas em um planejamento financeiro, mas outras coisas podem ser mais imediatas".

Para Samara da Visão, a entrega do relatório foi importante por mostrar algumas carências mais urgentes ao executivo municipal, como a readequação da Unidade de Saúde do N-7 para comportar a demanda de pacientes e a necessidade de ter uma equipe de saúde bucal no atendimento da população local. Para a vereadora, a ampliação do horário de atendimento e a disponibilidade de uma ambulância também são pontos essenciais. "A Comissão de Saúde da Câmara, os profissionais de saúde das Unidades e a Secretaria de Saúde foram muito prestativos e abertos durante as visitas e os encaminhamentos feitos", afirma Samara da Visão.

"A ida da Comissão à Secretaria de Saúde foi importante porque o relatório reforça as informações que nós temos. Acabamos de fechar a licitação de material de manutenção e vamos começar pelas Unidades que estão com maior dificuldade. E é sempre bom receber os vereadores, em especial a Comissão de Saúde, pois podemos também tratar de outros temas e, assim, a gente se une para melhorar a saúde de Petrolina", afirma  a secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Ascom Vereador César Durando