Hospital Dom Malan reforça importância do suporte psicológico destinado aos profissionais de saúde  

Já quase finalizando o Janeiro Branco (campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental), o Hospital Dom Malan vem reforçar a importância e o diferencial do suporte psicológico voltado aos profissionais de saúde.

Esse cuidado já existia antes da pandemia e foi intensificado nos últimos meses, devido à demanda crescente de sintomas como ansiedade e insegurança com relação ao futuro. Entre outras iniciativas já existentes no serviço, em junho de 2020 foi iniciado o acolhimento em saúde mental para os profissionais que estavam tendo dificuldades de lidar com os desdobramentos da pandemia.

"Acredito que esse foi um dos maiores ganhos, pois antes esse acolhimento era feito durante o plantão dos psicólogos. Com essa iniciativa passamos a atender ambulatorialmente e com horário marcado, conseguindo assim realizar uma melhor oferta do serviço aos profissionais da linha de frente do combate à Covid-19. O cuidador também precisa ser cuidado e aqui no HDM nós procuramos oferecer o melhor suporte possível aos nossos profissionais, dentro dos recursos disponíveis", ressalta a psicóloga Priscila Lima.

De acordo com a profissional, esse suporte, em um momento atípico como esse, faz toda a diferença. "Sem dúvida, é um acolhimento diferenciado que precisa existir e nós estamos aqui para oferecer", pontua.

Para profissionais  de  saúde  diretamente  ligados  ao  atendimento  de  casos  de COVID-19, existem alguns fatores estressores além dos que já ocorrem nos serviços de saúde  em  geral.  "Cuidar  de  pacientes  que  sofrem  de  COVID-19  pode  ter  um  efeito emocional  importante. Por isso, mais do nunca, esse profissional precisa ser amparado tanto na sua saúde física, quanto mental", enfatiza.

Esta semana, os profissionais da casa que atuam na linha de frente começaram a ser vacinados, mas é sabido que ainda vai demorar um tempo para que tudo volte ao "normal". "O autocuidado nunca deve parar. Aqui no Dom Malan sempre estamos envolvidos em projetos que cuidam do cuidador. Então, o nosso trabalho é permanente", finaliza Priscila.

Ascom HDM/IMIP