Uma dose de esperança: vacinação de profissionais no hospital universitário

Uma dose de esperança faz toda a diferença, essa foi a mensagem que ficou marcada durante a vacinação do primeiro colaborador do HU-Univasf/Ebserh contra a Covid-19.

Em meio a muita expectativa e emoção, o primeiro lote de imunizantes chegou à Policlínica na manhã de hoje para ser aplicado na fase inicial do plano de vacinação do HU.

Paulo Henrique Paixão é o profissional com maior tempo de atuação na linha de frente de combate à pandemia no hospital, sempre com muita dedicação e comprometido no exercício de acolher e cuidar. Ele, que é técnico em enfermagem, foi convidado para representar toda a comunidade hospitalar e ser o primeiro da unidade a receber dose inicial da vacina Corona Vac, produzida pelo Instituto Butantan. "Estávamos aguardando esse momento há muito tempo, finalmente esse dia chegou. Eu e meus colegas estamos nessa luta desde o início e, graças a Deus, chegamos até aqui. Com a vacina, cresce a certeza de que estaremos mais fortes e prontos para continuar cuidando das pessoas", comentou o profissional.

Vanicleide Nunes, Chefe da Divisão de Enfermagem, foi a responsável pela missão histórica de aplicar a primeira vacina. "Me sinto honrada, foi um momento muito marcante! Essa primeira vacina representa a nossa esperança de dias melhores. A rotina hospitalar é cheia de desafios, e nesse período tudo ficou mais intenso. A partir de agora, as incertezas dão lugar à confiança de que, com o tempo, tudo vai ficar bem. Nosso maior desejo é que todos os profissionais sejam imunizados o mais rápido possível", comentou a enfermeira.

Na primeira fase do Plano de Imunização dos colaboradores do HU, serão priorizados os profissionais que atuam diretamente no acolhimento de pacientes graves acometidos pelo novo coronavírus; ao todo, serão 313 profissionais. As próximas etapas que incluem disponibilização da segunda dose e imunização dos profissionais hospitalares estão em fase de planejamento, sendo coordenadas pela Secretaria de Saúde do município de Petrolina.

Marizete Oliveira e Iberlândia Angelim, também técnicas em enfermagem, passaram pela experiência de receber a primeira dose e fizeram questão de registrar o orgulho e a satisfação de atuarem no cuidado de pacientes com Covid-19. "Eu só tenho a agradecer. O atendimento aqui foi maravilhoso e daqui para frente surge uma nova esperança em nossos corações", comentou Marizete. Já Iberlândia falou sobre a angústia vivenciada pelos profissionais que contaram com a força uns dos outros na busca pela superação. "Tive muito medo durante esse tempo, mas nós perseveramos e chegamos até aqui. Hoje, o meu sentimento é de esperança e quero dizer que a Ebserh está de parabéns", ressaltou a profissional.

Por fim, o superintendente do HU-Univasf, Dr. Itamar Santos, fez uma avaliação sobre o momento histórico: "O grande dia chegou! Nós que estamos na linha de frente sabemos mais do que ninguém o quanto essa vacina foi esperada e desejada. Com a atuação imprescindível da EBSERH que trouxe investimentos, contratou profissionais e tem dado todo o suporte necessário, encaramos o desafio do enfrentamento à pandemia com todo o profissionalismo e a sensibilidade que o momento exige. Nossos colaboradores são verdadeiros heróis; heróis humanos que agora podem se sentir ainda mais fortes e protegidos para continuarem servindo à população de maneira exemplar".

Ascom HU-Univasf