Cresce o desrespeito às medidas de prevenção, mesmo com o aumento de casos de Covid

Em todas as regiões do Brasil, mesmo com o aumento de casos de Covid, tem crescido também o desrespeito às medidas de prevenção. Em Juazeiro e Petrolina é um desses exemplos.

Basta um olhar e se percebe, pessoas juntas e sem máscara de proteção. Os bares cheios. Filas enormes nos bancos. Várias lojas sem verificar temperatura das pessoas. O desrespeito às normas para evitar o coronavírus se repete apesar dos apelos das autoridades de evitar aglomerações.

“Os eventos com aglomerações, com enorme número de pessoas, são muito perigosos, porque eles podem caracterizar os eventos super espalhadores. Igual você tem, às vezes, uma pessoa que está naquele dia que ela transmite o vírus. Ali ela consegue transmitir para 10, 20, 50 pessoas no mesmo momento”, explica o infectologista Adelino Freire Júnior.

Os flagrantes acontecem num momento em que os casos de infecção pelo coronavírus e de mortes voltaram a crescer.

O colegiado do curso de Economia da Facape, responsável por realizar atualizações diárias sobre a pandemia de corona vírus no Vale do São Francisco, divulgou no mês passado, dados referentes aos meses de setembro e outubro de 2020, sobre o andamento da infecção por covid-19 na região. Segundo o comparativo, a pesquisa constata um aumento no número de casos de infectados.

Diante dos dados apresentados, os pesquisadores responsáveis pelo boletim covid-19, a coordenadora do curso de Economia, Socorro Macedo, e os professores João Ricardo Lima e Caliane Borges recomendam continuar usando máscara, álcool em gel e evitar aglomerações, caso contrário, com o crescimento dos índices de novos casos, pode-se ter que voltar ao isolamento social menos flexível, situação que seria muito ruim para a economia da região.

Redação redeGN