TRE-BA avalia ações de preparação das Eleições 2020

O Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) realizou uma reunião com as Secretarias do órgão para avaliar as ações de preparação das Eleições 2020. “O objetivo desta reunião é justamente afinar a equipe e mostrar os preparativos de todos nas suas diversas áreas”, explicou o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Junior. Além dos Secretários, participaram da reunião o Diretor-Geral, Raimundo Vieira e o Assessor de Segurança e Transporte, Coronel Wilson Dultra, o Assessor de Relações Institucionais, Silvio Batalha e a Chefe do Cerimonial, Nívia Barberino. 

De acordo com o Diretor-Geral, as providências administrativas para as eleições estão dentro do cronograma e o orçamento está sendo executado. O diretor também informou que foi concluído o transporte dos EPIs doados pela iniciativa privada para a Bahia. “Já chegaram todas as carretas. O material está na Base Aérea de Salvador logisticamente acomodado para envio às Zonas Eleitorais. Falta apenas um lote adicional com uma quantidade significativa de máscaras que foram doadas pelo Senado”. 

O Secretário de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL), Maurício Amaral, informou que esta semana foi enviado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ofício assinado pelo presidente do TRE-BA reforçando a necessidade de liberação dos salões do júri das cidades do interior para o armazenamento de material de eleição, em atendimento a uma demanda apresentada pelas zonas eleitorais.

De acordo com o desembargador Jatahy Junior, o presidente do TJ-BA recebeu o ofício e vai orientar para que estes espaços necessários à realização das eleições fiquem à disposição da Justiça Eleitoral, sem que seja necessário alterar o decreto do órgão que limitava o uso destes espaços na fase atual. 

Em relação às vistorias dos locais de votação, todos os ofícios já foram encaminhados para a presidência para que sejam enviados para Embasa, Universidade Federal da Bahia, Coelba, Governo do Estado, Prefeitura Municipal e escolas públicas para que sejam adotadas providências no tocante à adequação dos locais de votação, conforme a necessidade do local, como estrutura elétrica e acessibilidade. Com relação aos cartórios onde houve registro de servidores que testaram positivo para Covid-19, a SGA está providenciando a sanitização destes ambientes. O serviço é realizado por empresas especializadas contratadas por meio de licitação, ou por suprimento de fundos, enquanto a licitação não se conclui. 

Na avaliação do presidente do TRE-BA, Jatahy Junior, a união de todos é importante para superar os desafios. “Mais uma vez, a cada dois anos, a Justiça Eleitoral vai entregar à sociedade um trabalho com lisura e depois de entregue só caberá elogios a todos”. Participaram da reunião a Secretária Judiciária (SJU), Marta Gavazza; a Secretária da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Thaís Habib; a Secretária da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Luciana Fonseca.

TRE Bahia