Secretaria de Gestão de Pessoas e CSTT respondem questionamento de internauta

Nesta segunda-feira (14) a Rede GN divulgou indignação de internauta sobre a questão da segurança pública em Juazeiro (BA) e a não convocação dos novos guardas municipais concursados (Veja aqui). Em resposta, a Segesp e a CSTT enviaram a seguinte nota:

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro esclarece que o Concurso Público realizado pela Administração Municipal, em 2016, ofertou um total de 10 vagas para a função de Guarda Civil Municipal, sendo 9 para ampla concorrência e 01 para Pessoas Com Deficiência. No entanto, durante o período de vigência do certame, a Secretaria já convocou 24 candidatos para a função, superando o dobro das vagas previstas inicialmente.

O concurso teve a sua validade suspensa devido à Lei Complementar nº 173/2020. Seu prazo de vigência voltará a ser contado com o fim do estado de calamidade pública.

Em relação à afirmação do denunciante sobre a falta de compromisso da gestão municipal com a segurança pública em Juazeiro, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) esclarece que a atual gestão adquiriu três novas viaturas para uso exclusivo da Guarda, o que possibilitou um aumento na fiscalização; implantou a nova sede do quartel, com todas as exigências do Ministério da Justiça; criou os Grupos de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) e de Ciclismo; adquiriu novas armas e implantou o auxílio-uniforme, que anualmente fornece um auxílio financeiro para que cada guarda possa adquirir o fardamento completo e todos os EPIs necessários.

Ascom PMJ