Secretária de Cultura da Bahia concede entrevista ao radialista Geraldo José

Profissionais da área da cultura terão direito ao cadastro estadual, que serve como base para a renda emergencial no valor de R$ 600 pela Lei Aldir Blanc. Nesta quinta-feira (10), a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, durante entrevista no Programa RJ Notícias, com o radialista Geraldo José, explicou quem tem direito ao benefício e como a solicitação deve ser feita.

Os profissionais que se encaixam na lei devem acessar o site da Secretaria de Cultura, preencher um formulário, responder as perguntas e enviar o documento, pelo site mesmo. Sanfoneiros, músicos, atores e atrizes, técnicos de todas as áreas da cadeia da cultura, roadies, cenotécnicos, mestres da cultura popular, da capoeira ao reisado, entre outros trabalhadores serão benefíciados.

O cadastro não exige documentação, mas é preciso realizar uma autodeclaração ou ter um documento comprovatório que aponte que o profissional desenvolve atividades artísticas e culturais há dois anos.

De acordo com a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, todos os trabalhadores da área que tiveram suas atividades impactadas por causa da pandemia terão direito ao benefício, desde que não tenham recebido auxílio emergencial do governo federal.

Arany Santana, é ex diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).  Ela é ex-diretora do Ilê Aiyê, mais antigo movimento negro do Brasil; e co-fundadora do Movimento Negro Contra a Discriminação Racial (hoje Movimento Negro Unificado). Na trajetória de professora e educadora, tem trabalho voltado para a alfabetização de adultos iletrados, a arte-educação e o ensino de cultura africana. Também atriz, participou de filmes como A Idade da Terra, de Glauber Rocha, O Jardim das Folhas Sagradas, de Póla Ribeiro, e Capitães da Areia, de Cecília Amado.

Professora, atriz e ex-diretora do Ilê Aiyê, Arany Santana disse que a cultura teve avanços na Bahia principalmente com o projeto de interiorização. Arany é primeira mulher a assumir a Secretaria de Cultura da Bahia.

www.cultura.ba.gov.br
Acesse o formulário: AQUI

Redação redeGN Foto Arquivo Seculte Bahia