RedeGN - Volume útil da barragem de Sobradinho é de 77,50% e baixa vazão faz Ilha do Fogo "reaparecer"

Volume útil da barragem de Sobradinho é de 77,50% e baixa vazão faz Ilha do Fogo "reaparecer"

Este final de semana a redação da redeGN constatou que a Ilha do Fogo "retorna" e já pode ser vista. Algumas pessoas discretamente estiveram nas margens do Rio São Francisco, na divisa entre Juazeiro e Petrolina. A situação da cheia do Rio São Francisco parece ter se normalizado. Há anos não se tinha visto um volume de água que chamasse tanta a admiração dos que vivem nas margens do velho Chico.

 O que há 5 meses  gerava uma certa atenção da Defesa Civil do município que acompanhava o nível subindo diariamente, parece ter deixado de ser preocupação do órgão, visto que, o volume de água baixou consideravelmente nos últimos dias na região.

Visivelmente, é possível perceber que o Rio São Francisco está com menos volume. De acordo com a Chesf nesta segunda-feira (10), o volume da capacidade últim da barragem de Sobradinho é de 77,50%. A afluência (volume de água que chega) é 740 metros cúbicos por segundo. A defluência (volume de água que sai) no momento é de 1.110 metros cúbicos por segundo.

No mês de maio deste ano a redação da redeGN informou que as vazões abaixo (jusante) das hidrelétricas aumentaram consideravelmente com as chuvas do período úmido no Alto do rio São Francisco e, no caso de Sobradinho-Bahia subiram de 800m³/s e 1.100m³/s para o patamar de 1300m³/s (mil e trezentos metros cúbicos por segundo) e com isto a Ilha do Fogo, foi inundada pelas águas do Rio São Francisco.

A foto mostra a Ilha do Fogo, um dos pontos turísticos de Petrolina e Juazeiro, completamente "tomada" pelas águas do Velho Chico.

A tendência é de "seca' deste mês em diante e cada vez mais a Ilha do Fogo voltar a se novamente uma das oções de lazer em Juazeiro e Petrolina.

Redação redeGN Fotos Ney Vital