Leitora questiona teleatendimento para covid-19 em Juazeiro

Uma leitora da RedeGN, enviou e-mail à nossa redação, questionando o atendimento especializado para Covid-19 em Juazeiro. Segundo ela, os telefones nunca atendem ou estão desligados, veja o relato na íntegra:

"Enquanto o prefeito de Juazeiro-Ba (Sr. Paulo Bomfim), se preocupa em publicar dados com anúncios mentirosos em suas redes sociais sobre dados da Covid-19, a população (ou parte dela), sofre com o descaso. Divulgam vários números de atendimento e quando ligamos TODOS sempre estão fora de área ou desligados, o fixo chama e NUNCA atendem.

Na quinta feira (23/04), dei entrada no hospital Promatre de Juazeiro-Ba, sentindo cansaço, dores fortes na cabeça e no corpo e muita tosse seca. Segundo a médica do plantão, eu já me enquadrava no caso de suspeita da Covid-19 e me orientou a procurar o hospital Regional (referencia em atendimento da Covid-19), disse a ela que pra lá eu não iria, uma vez que só era suspeito, e me colocariam na mesma ala dos demais e ai sim eu poderia me contaminar de fato. Comprei todos os medicamentos por ela prescrito e me mantenho totalmente isolada desde então, tentando a todo custo contato com alguém da prefeitura ou vigilância sanitária, mas como já dito, ELES NÃO ATENDEM. Colocam carro de som nas ruas pedindo para a população ficar em casa e na avenida vários funcionários da própria prefeitura estão trabalhando de sol a sol e na maioria das vezes sem a menor proteção ou segurança (um tanto contraditório não?). Por fim, deixo  aqui a minha indignação e insatisfação com o descaso".

A RedeGN procurou à prefeitura sobre o ocorrido, que assim respondeu: 

"A Secretaria da Saúde informa que como relatado pela paciente, a mesma foi atendida em uma unidade hospitalar e a profissional que fez o atendimento, ao notar que se enquadrava no perfil da COVID 19, deveria de imediato comunicar a Vigilância Epidemiológica do município para avaliação da equipe e não solicitar a paciente que procurasse outra unidade hospitalar.

A secretaria reforça ainda que os atendimentos e avaliações, que não sejam de urgência e emergência, devem ser direcionados aos postos de saúde. As equipes estão capacitadas para atendimento e diagnóstico de casos suspeitos para as síndromes respiratórias. Caso algum paciente apresente sinais ou sintomas da COVID 19, a equipe do bairro irá notificar e informar à Vigilância Epidemiologia, esta por sua vez, irá monitorar os sintomas e fazer a coleta do exame.

Em casos onde há necessidade dos pacientes serem direcionados aos serviços de urgência e emergência, estas unidades devem informar ao serviço municipal para o devido direcionamento. Dúvidas relacionadas à COVID 19 e/ou H1N1 podem ser tiradas através do serviço municipal pelo telefone (74) 99819-3089 (WhatsApp) que funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial".

Redação redeGN