Hospital Dom Malan participa de reunião materno/infantil e apresenta protocolo para o IMIP Recife

O Hospital Dom Malan participou, nesta segunda-feira (27), de uma reunião materno-infantil com o IMIP Recife através de videoconferência. Na oportunidade, o hospital apresentou um estudo de caso e o seu protocolo de cuidados paliativos em obstetrícia, a pedido da unidade sede, que está implantando o mesmo procedimento operacional padrão em seu serviço.

“Participamos todo mês da reunião materno-infantil com o IMIP Recife, mas em janeiro, excepcionalmente, fomos convidados a apresentar daqui para lá. Em Petrolina nós temos o protocolo de cuidados paliativos na neonatologia e na obstetrícia. Eles lá não. Possuem apenas da neonatologia”, esclarece o especialista de medicina fetal do HDM, Marcelo Marques.

De acordo com o médico, “é um prazer e uma honra para o Dom Malan exportar conhecimento”. Esse mesmo protocolo foi apresentado em 2018 para o Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico de Brasília (Nexus) e uma turma da Fundação de Medicina Fetal de Barcelona.

Dessa vez, o estudo de caso ficou a cargo da R2 de Ginecologia/Obstetrícia, Cássia Ramos Lima, e o protocolo sob a supervisão e responsabilidade de Dr. Marcelo. “Cuidados paliativos em obstetrícia ainda é um assunto muito novo e podemos dizer que o Dom Malan já está à frente do tempo com esse instrumento”, garante.

O protocolo, que está ajudando a projetar o nome do Dom Malan foi criado pela equipe do Alto Risco e da Neonatologia, que decidiu formular uma praxe interna para lidar melhor com as situações de risco de morte fetal. A assistência diferenciada envolve desde a inserção do feto nos cuidados paliativos até o suporte multiprofissional às famílias.

Ascom HDM