UPAE/IMIP de Petrolina recebe visita de apoiadora da IX Geres

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina recebeu, na quinta-feira (23), a visita da apoiadora de regulação da IX Gerencial Regional de Saúde de Pernambuco (Geres), Cláudia de Aquino Bezerra, que é responsável pelo acompanhamento e monitoramento da UPAE de Ouricuri. "Já tínhamos vontade de conhecer esta Unidade e aproveitamos a vinda da diretora da IX Geres para realizar essa tão aguardada visita. O nosso desejo era o de conhecer, principalmente, os mecanismos de controle de regulação da UPAE Petrolina, que é referência no estado", esclarece. 

De acordo com a profissional, que nunca havia visitado outro serviço do tipo, o impacto foi muito positivo. "A UPAE de Ouricuri vai fazer dois anos de funcionamento e nós temos ainda muito que avançar. Por isso, essa visita foi de grande importância", reconhece. Para Cláudia, a divisão das centrais de marcação e a organização da recepção já deverão ser implantadas quase que de imediato lá. "Aqui na UPAE de Petrolina o paciente já sai da consulta e agenda os exames, procedimentos e cirurgias no mesmo dia. Existem centrais de marcação distintas para cada segmento e isso é muito bacana", ressalta. 

Sobre a questão, a coordenadora geral da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin explica: "É que nós temos um layout de organização bem claro, com guichês específicos e bem sinalizados, que tornam o processo mais intuitivo e dinâmico". 

Na oportunidade, a apoiadora também aprendeu como mensurar o índice de aproveitamento de especialidades. "Como a gente faz esse estudo aqui fica fácil saber quais são as maiores demandas e necessidades da população", garante a coordenadora de enfermagem, Rayanne Ribeiro. 

Ao final da visita Grazziela agradeceu a presença e revelou que se sente honrada com o reconhecimento. "Estamos situados na VIII Regional e receber esse carinho também da IX é sinal de que o bom trabalho da equipe da UPAE de Petrolina está ultrapassando barreiras e alcançando todo o estado", finalizou.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip