Opinião: Sento-Sé, conjuntura política eleitoral e expectativas futuras!

O município sento-seense findou 2019 e iniciou 2020 observando à Eleição Municipal com certa clareza na conjuntura, ao ter seu passado registrado na memória humana, o presente marcante e os rumores para se imaginar o seu futuro. Está claro que mais uma vez a polaridade política eleitoral ocorrerá entre os chamados: “grupos de Juvenilson Passos e Ednaldo Barros”, pela sexta vez consecutiva, 2000/2004/2008/2012/2016/2020.

O senhor Rosalvo Almeida, ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, que já esteve ligado aos dois líderes supra citados e foi candidato a vice-prefeito na chapa do Paixão do Piri em 2016, ensaiou uma suposta “terceira via”, parece ter “aquietado”, após diagnosticar à realidade política pré-eleitoral e constitucional, que modéstia aparte, tem favorecido a prefeita Ana Luiza Passos.

Muito já se discute o próximo pleito, nas Redes Sociais e nos bastidores locais e da cidade “filha/irmã” Juazeiro, onde mora um elevado número de mulheres e homens que migrou daqui em eras passadas: Se o senhor Ednaldo Barros poderá, ou não, se candidato a prefeito é o principal ponto dessa pauta, porém, isso só ficará definido, perto da campanha oficial, ou depois que uma candidatura indicada por ele for registrada.

Pela terceira/quarta vez seguida teve festa popular comemorativa para à virada do Ano, com farta e grandes apresentações artísticas. Portanto, a cidade deverá ter pra valer duas candidaturas a ao expressivo cargo de “chefe do poder executivo” e imagino um número reduzido de candidaturas para ocupar as 13 Cadeiras do Poder Legislativo, se comparado com 2016.

A oportunidade histórica se qualificar à Discussão na Campanha Eleitoral da Eleição de 2020 é clara e necessária: Projeto Político; Gestão Pública Municipal; Poderes Constitucionais; Serviços Públicos Essenciais; Direitos Sociais; Interesse Público; Consciência Popular; e Exercício da Cidadania são sugestivos para o enriquecimento político e avanço social.

Laurenço Aguiar - Presidente do PT.