SESAU promove capacitação para novos atendentes de farmácia da rede municipal que vão atuar na Farmácia Central

A Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU, através dos setores de Assistência Farmacêutica e de Humanização, realizou na última terça-feira, 03, no auditório do Centro de Saúde III, no bairro Angari, uma capacitação voltada para os atendentes de farmácia selecionados para trabalhar na nova unidade da Farmácia Central, que deve ser inaugurada nos próximos dias.          

A capacitação aborda o exercício da profissão de atendente de farmácia, no que diz respeito à organização, técnicas de vendas, serviços farmacêuticos e, principalmente, o atendimento humanizado ao público. A Diretora da Assistência Farmacêutica da SESAU, Sarah Raquel Saraiva, destaca a importância de abordar esses assuntos com os novos e os antigos atendentes do município.

“Aqui eles vão ver sobre todos os tipos de medicamentos, apresentações, genéricos e similares, a diferença entre os controlados, como dispensar corretamente o medicamento. Vai ser abordado também todo funcionamento da rede municipal de saúde, para onde o paciente pode ir de acordo com os sintomas. É ainda uma forma de promover vínculos entre os próprios funcionários e estabelecer assim um trabalho de forma mais harmoniosa.”

 A diretora aproveita a oportunidade e fala sobre a nova unidade da Farmácia Central, localizada ao lado do Camelódromo 02 de julho. “A nova farmácia deve ser inaugurada em breve e foi pensada para facilitar o acesso da população, tanto na questão da logística, já que fica no centro da cidade, como também no horário de funcionamento, que deverá ser nos dois turnos.”, destacou.

Para a assistente social e Gerente de Humanização da SESAU, Jussara Rêgo, toda farmácia precisa de um atendimento humanizado e essa é uma orientação importantíssima para quem trabalha no ramo e atende pessoas que estão ali por necessidades essenciais. “O objetivo aqui é sensibilizar os profissionais para que eles possam não só com conhecimento, mas também com coração aberto, se colocar no lugar do paciente, prestando um atendimento melhor, com uma postura ética e profissional.”.

A gerente conta ainda como foi feito esse treinamento com os funcionários. “Nós usamos uma dinâmica onde os profissionais tinham que escolher uma palavra que, para eles, signifique o que ser uma pessoa humana, o que é humanização. Usamos palavras como ‘empatia’, ‘responsabilidade’, ‘ética’, ‘comunicabilidade’, e aí eles vão percebendo e falando como deve ser um comportamento ético profissional e humano.”

O atendente de farmácia Tarcísio Jesuíno foi um dos selecionados no processo seletivo da prefeitura. Trabalhando no ramo de farmácia há quatro anos, ele acredita que capacitar o atendente é muito importante para o crescimento profissional. “Podemos intensificar e melhorar cada vez mais o nosso atendimento para, assim, atender melhor a população de uma maneira mais flúida e promissora. Eu estou muito empolgado com essa nova experiência.”, concluiu.

Priscila Guedes/SESAU