Leitora denuncia que na UPA pacientes estão recebendo "alta hospitalar" e situação do pai é de risco de vida; Sesau responde

A leitora deste Blog Geraldo José, Luemi Cordeiro, envia audio para a redação e denuncia que a UPA Juazeiro, Bahia, está "liberando alguns pacientes da unidade". Entre os pacientes o pai, Emilio Dionisio de Souza. Luemi revela que ele é diabético (taxas altissimas), sofre de problema renal (necessita hemodialise) e problemas cardiorespiratório, e ainda sofreu uma início de infarto.

Luemi conta que "seu Emilio Dionisio" está há três dias internado. E segundo a leitora "vários pacientes através dos familiares receberam ordem de liberação", o que ela questiona com preocupação. "Meu pai não tem condições de sair do hospital neste momento".

A filha atendeu, de acordo com ela, a recomendação do médico e "tirou seu Emilio Dionisio da UPA e agora vamos para as urgências dos hospitais Pro Matre e o Hospital Regional de Juazeiro".

Ontem os Médicos clínicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) acionaram o Ministério Público da Bahia (MPBA) e o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremeb). Nos documentos entregues a essas instituições, eles justificam “insuficientes condições de trabalho” na unidade.

Através de nota a SESAU responde leitora de blog Geraldo José sobre UPA. Confiram na integra:

A Secretaria da Saúde de Juazeiro/ SESAU informa que o paciente Emílio Dionísio de Souza chegou à Unidade de Pronto Atendimento/UPA no dia 24/08/2019, onde recebeu todos os atendimentos necessários, sendo diagnosticado com um problema renal. Após os procedimentos a equipe solicitou a transferência e o paciente aguardava na regulação de leito uma vaga na rede referenciada (que até o presente momento não saiu).

Porém, hoje (27/08/19) a filha do paciente, identificada por Luemi Cordeiro de Souza, solicitou a alta e, conforme termo de responsabilidade assinado por ela saiu da UPA com o paciente sem consentimento médico.

A SESAU reforça que a UPA atende pacientes com pequenas urgências e solicita àqueles casos necessários, as devidas transferências para redes referenciadas através da Central de Regulação Interestadual de Leitos.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ SESAU ainda reforça que a gestão municipal está trabalhando dentro da legalidade de seu funcionamento e que a qualificação e redimensionamento da rede, estão de acordo com os parâmetros regidos pelas portarias do Ministério da Saúde.

Redação Blog